Como podem ser classificados os resíduos?
Índice
- Como podem ser classificados os resíduos?
- Quanto à origem como são classificados os resíduos sólidos?
- O que são resíduos classe 1 e 2?
- O que é considerado resíduo sólido?
- Como são classificados os resíduos sólidos segundo sua origem e periculosidade pela Lei 12305 10?
- Qual a classe de resíduos sólidos?
- Como identificar os resíduos sólidos?
- Qual a classificação dos resíduos?
- Quais são os resíduos sólidos domiciliares?

Como podem ser classificados os resíduos?
A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.
Quanto à origem como são classificados os resíduos sólidos?
É importante destacar que há outros tipos de resíduos sólidos classificados segundo a origem, como: resíduos hospitalares, agrícolas, industriais, da construção civil, de varrição, comerciais, domésticos; os do tipo recicláveis e não recicláveis.
O que são resíduos classe 1 e 2?
Todo resíduo/lixo que apresenta inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade é caracterizado como perigoso. Logo, faz parte dos resíduos de classe I. Os resíduos de classe II, por sua vez, não apresentam periculosidade.
O que é considerado resíduo sólido?
Resíduos sólidos são todos os materiais que resultam das atividades humanas e que muitas vezes podem ser aproveitados tanto para reciclagem como para sua reutilização.
Como são classificados os resíduos sólidos segundo sua origem e periculosidade pela Lei 12305 10?
A classificação de resíduos sólidos pode ser feita através da origem, tipo de resíduo, sua composição química e periculosidade. Cumpre-se assim, a norma da ABNT NBR 10004/04 e também a Lei 12.305/10, Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). ...
Qual a classe de resíduos sólidos?
A norma classifica os resíduos sólidos como: Classe I – Perigosos São resíduos que apresentam perigos e características de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade, em outras palavras, resíduos que podem colocar em risco as pessoas que os manipulam ou que tem outro tipo de contato com o material.
Como identificar os resíduos sólidos?
Fique conosco para conhecer a classificação dos resíduos sólidos. Sabemos que os resíduos sólidos são, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, todo material, substância, objeto ou bem descartado proveniente de atividades humanas, sejam elas domésticas ou industriais.
Qual a classificação dos resíduos?
Os resíduos podem ser classificados quanto: à natureza física, a composição química, aos riscos potenciais ao meio ambiente e ainda quanto à origem. A legislação vigente de classificação de resíduos é aplicada, por exemplo, aos resíduos industriais, de saúde, de construção civil e os radioativos.
Quais são os resíduos sólidos domiciliares?
Não se incluem neste item os resíduos sólidos domiciliares e aqueles gerados nas estações de tratamentos de esgotos domésticos. O resíduo será caracterizado como inflamável (código de identificação D001) se uma amostra representativa dele obtida conforme NBR 10007 – amostragem de resíduos apresentar qualquer das seguintes propriedades: