O que se entende por resíduos industriais?

Índice

O que se entende por resíduos industriais?

O que se entende por resíduos industriais?

25.1 Entende-se como resíduos industriais aqueles provenientes dos processos industriais, na forma sólida, líquida ou gasosa ou combinação dessas, e que por suas características físicas, químicas ou microbiológicas não se assemelham aos resíduos domésticos, como cinzas, lodos, óleos, materiais alcalinos ou ácidos, ...

Como funciona o descarte de materiais industriais?

Os principais modos de descarte de resíduos industriais são:

  • Coprocessamento: transformação dos resíduos em combustível para fornos das indústrias cimenteiras, sem geração de gases poluentes.
  • Incineração: destinado aos resíduos da classe I, que possuem as características acima mencionadas.

O que pode ser gerado nas atividades industriais?

As atividades industriais abrangem processamento de alimentos, mineração, produção petroquímica e de plástico, metais e produtos químicos, papel e celulose, e a manufatura de bens de consumo, como a televisão.

Quais são os tipos de resíduos *?

5 tipos de resíduos sólidos que você precisa entender

  • Resíduos Sólidos Urbanos. Resíduos sólidos urbanos são provenientes de residências, da limpeza pública urbana, dos comércios e de prestadores de serviços. ...
  • Resíduos Industriais. ...
  • Resíduos Hospitalares. ...
  • Resíduos de Construção Civil. ...
  • Resíduos Nucleares.

Quais são os tipos de resíduos gerados pelos processos industriais como eles podem ser classificados?

Como eles são classificados?

  • Resíduos industriais de classe I (perigosos) ...
  • Resíduos industriais de classe II A (não inertes) ...
  • Resíduos industriais de classe II B (inertes) ...
  • Processos térmicos. ...
  • Processos físicos.

Quais são as características dos poluentes presentes nos resíduos industriais?

Devem apresentar ao menos uma das seguintes características: inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade. b) Resíduos de Classe II - Não Inertes - Aqueles que não se enquadram nas classificações de resíduos classe I ou classe III.

Por que é importante fazer o descarte de forma correta dos resíduos?

O descarte correto deve ser rotina de empresas de todos as atividades, esta preocupação ajuda a preservar os recursos naturais e a reaproveitar materiais que seriam destinados ao meio ambiente.

Qual o principal problema relacionado aos resíduos industriais?

O principal problema relacionado aos resíduos industrias é a contaminação ambiental e até mesmo danos à saúde humana e animal, uma vez que o gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final desses resíduos é de responsabilidade da empresa.

Qual a categoria de resíduo industrial?

Uma das categorias é o resíduo industrial, resultado de processos de produção das indústrias pertencentes a diferentes ramos como metalúrgico, químico, petroquímico, mineração, papelaria e indústria alimentícia por exemplo.

Qual a classe de resíduos de origem industrial?

Os resíduos de origem industrial são classificados pela Norma 10.004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de acordo com a reação que produzem quando em contato com o solo. Assim, podem ser de Classe 1 (perigosos - contaminantes e tóxicos), Classe 2 (não-inertes - possivelmente contaminantes) e Classe 3 (inertes - não contaminantes).

Quem é o gerador de resíduos industriais?

Pela legislação ambiental, os geradores são obrigados a cuidar do gerenciamento, transporte, tratamento e destinação final de seus resíduos, e essa responsabilidade é contínua e ininterrupta. A esperança é que as empresas invistam em tecnologia e instalações para tratamento e disposição de resíduos industriais.

Postagens relacionadas: