Qual a classificação dos impostos?
Índice
- Qual a classificação dos impostos?
- Como são divididos os tributos?
- Como se classificam os tributos no sistema tributário nacional?
- Quais são os tributos cobrados que fazem parte da carga tributária brasileira e suas classificações?
- Como são divididos os tributos em relação a sua incidência?
- Quais são os tipos de impostos no Brasil?
- Quais são as contribuições e taxas do imposto?
- Quais são os impostos estaduais?
- Quais são os impostos sobre um produto?

Qual a classificação dos impostos?
Os impostos diretos são aqueles que o ônus não repercute em terceiros, quem paga é o contribuinte de direito (aquele que pratica o fato gerador). Exemplos: IR, IPTU, IPVA etc. Por outro lado, os indiretos: o ônus repercute em terceiros, quem paga é o contribuinte de fato (o consumidor final). Exemplos: ICMS e IPI.
Como são divididos os tributos?
Como já abordado o tributo se divide em 5 espécies que são, impostos, taxas, contribuição de melhoria, empréstimos compulsórios e as contribuições especiais, logo, vale a pena descrever alguns pontos sobre cada um deles.
Como se classificam os tributos no sistema tributário nacional?
145, 149, 149-A, classifica os tributos pela Pentapartição (impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições especiais). E o CTN em seu art. 5º segue a teoria da Tripartição (impostos, taxas e contribuições de melhoria): “Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria”.
Quais são os tributos cobrados que fazem parte da carga tributária brasileira e suas classificações?
O IPI e o ICMS são impostos indiretos. uma vez que o consumidor final é que, de fato, acaba por suportar a carga tributária, embora não seja designado pela lei como contribuinte desses impostos. ... O ICMS, IPI, PIS e COFINS são exemplos de regressivos (simultaneamente, são também classificados como indiretos).
Como são divididos os tributos em relação a sua incidência?
Diretos, o contribuinte sofre uma diminuição patrimonial em virtude do tributo. É exemplo o imposto de renda (IR). Indiretos, o contribuinte, apesar de manter sua condição perante o Fisco, transfere para outra pessoa o ônus de custear o tributo. Exemplo: IPI, COFINS, PIS, ICMS e ISS.
Quais são os tipos de impostos no Brasil?
Quem pudera, são tantos os tipos de impostos no Brasil que chegam a confundir os empresários. Divididos entre federais, estaduais e municipais, as tributações representam uma fatia generosa do rendimento anual de uma empresa.
Quais são as contribuições e taxas do imposto?
As contribuições e taxas estão diretamente ligadas a prestação de algum serviço público (federal, estadual ou municipal). Como por exemplo taxas de iluminação pública, esgoto, etc. Já o imposto, pode ser definido como um encargo financeiro presente em todo tipo de bem de consumo, renda e patrimônio.
Quais são os impostos estaduais?
Já os impostos estaduais são destinados a manutenção da administração do Governo Estadual, bem como a financiamento de serviços públicos do estado e investimentos em infraestrutura a nível estadual (escolas e faculdades estaduais, rodovias estaduais, etc). São responsáveis por cerca de 28% (vinte e oito por cento) da arrecadação total.
Quais são os impostos sobre um produto?
Um exemplo é o Imposto de Renda, que incide em alíquotas maiores para rendimentos mais altos. Do contrário, os impostos são regressivos, conforme as taxas variáveis são maiores para rendimentos menores. O próprio ICMS sobre um produto é maior para consumidores com menos disponibilidades.