Como são classificadas as pontes quanto à posição do tabuleiro?

Índice

Como são classificadas as pontes quanto à posição do tabuleiro?

Como são classificadas as pontes quanto à posição do tabuleiro?

classificadas como sendo: – De pequenos vão (até 30 metros); – De médio vãos (30, 60, 80 metros); – De grandes vãos (acima de 80 metros).

Quais são as características de uma ponte de concreto armado?

ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO: ESSAS PONTES, EM GERAL, TÊM ALTURA CONSTANTE E SÃO EXECUTADAS EM CONCRETO ARMADO OU PROTENDIDO. POR OUTRO LADO, AS VIGAS PRINCIPAIS PODEM SER OU NÃO PRÉ-MOLDADAS. COMO REFERÊNCIA, PODEMOS DIZER QUE PARA VÃOS ATÉ 25 METROS EM CONCRETO ARMADO, A ESTRUTURA SERÁ MAIS ECONÔMICA.

Quais as formas de classificação das pontes?

Quanto aos materiais empregados, as pontes podem ser classificadas como: - Pontes de concreto (armado e/ou protendido); - Pontes metálicas; - Pontes mistas (aço/concreto, aço/madeira, etc.); - Pontes de pedras; - Pontes de madeira.

Qual a classificação das superestruturas?

Solução Estrutural da Superestrutura O tabuleiro pode ser superior, inferior ou intermediário com relação ao sistema estrutural que o suporta. As pontes podem ser em madeira, alvenaria, em concreto armado, em concreto protendido e em aço.

O que é ponte de concreto?

As pontes de concreto em geral são construções destinadas a estabelecer uma continuidade de uma via, seja ela de que natureza for. Para a construção das pontes, além do concreto, é utilizado aço para dar resistência a sua estrutura e ajudar em sua forma final. Lajes, vigas e pilares constituem as pontes de concreto.

O que é uma ponte Esconsa?

Esconsidade é o complemento do ângulo formado pelo eixo longitudinal da ponte e o eixo do encontro. Em função desse ângulo, pode-se dividir as pontes em retas ortogonais (quando esse ângulo é 0°) e esconsas (quando esse ângulo é diferente de 0°).

Como se subdividem os grupos de elementos estruturais que compõem uma ponte viaduto?

Elementos Estruturais Pontes são constituídas por: Superestrutura Estrutura principal Estrutura secundária Mesoestrutura (Estrutura de apoio) Infraestrutura Suporte Fundações Superestrutura É a parte destina a vencer o obstáculo, e pode ser dividido em duas partes: Estrutura Principal – tem a função de vencer o vão ...

Quais os principais fatores que influenciam na escolha da seção transversal de uma ponte?

Resposta: Os fatores que influenciam na escolha são: Vão a ser vencido e o respectivo sistema estrutural; Altura de construção ou índice de esbeltes desejado; Processo de construção, meios disponíveis, equipamentos e outros fatores circunstanciais; Economia da construção – as estruturas mais esbeltas exigem um ...

Como foram construídas as pontes?

Estas pontes foram construídas em arco, vigas recticuladas (cantiléver) e suspensão. Foram desenvolvidas novas técnicas para a construção de fundações recorrendo ao uso de cilindros metálicos em ferro que eram pressurizados e afundados nos locais de construção dos pilares das pontes.

Qual a composição estrutural utilizada nas pontes?

A composição estrutural utilizada nas pontes difere da empregada em edifícios, em razão da carga de utilização, dos vãos a serem vencidos, e do processo de construção. ANÁLISE ESTRUTURAL Existem simplificações e recomendações em função da composição estrutural.

Qual a carga de utilização das pontes?

AÇÕES Devido ao caráter da carga de utilização das pontes, torna-se necessário considerar alguns aspectos que normalmente não são considerados nos edifícios.

Qual a definição da ponte?

PONTE - DEFINIÇÃO Construção destinada a estabelecer a continuidade de uma via de qualquer natureza. Nos casos mais comuns, e que serão tratados neste texto, a via é uma rodovia, uma ferrovia, ou uma passagem para pedestres. FERROVIÁRIA PONTE - DEFINIÇÕES

Postagens relacionadas: