Como podemos aplicar as tecnologias sociais?

Índice

Como podemos aplicar as tecnologias sociais?

Como podemos aplicar as tecnologias sociais?

A tecnologia social deve ainda promover educação, cidadania, inclusão, acessibilidade, sustentabilidade, participação e cultura. Sendo uma tecnologia que promove a transformação social e é desenvolvida em conjunto à população - onde as pessoas que precisam das soluções são parte delas, assumindo o processo da mudança.

O que é tecnologia social e como pode ser utilizada?

Tecnologia social é “um conjunto de técnicas, metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social e melhoria das condições de vida” (ITS, 2007).

O que é uma tecnologia social?

Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

O que é tecnologia social exemplos?

A tecnologia social é habitual no âmbito da educação e saúde, com exemplos como: Aplicativos para aprender a ler: facilitam que as crianças tenham acesso à leitura.

Como surgiram as tecnologias sociais?

Timidamente, o conceito de tecnologia social foi sendo construído no Brasil a partir dos anos 80 e 90 do século passado, por meio dos movimentos em defesa da cidadania das populações mais pobres. A concepção de economia solidária está impregnada dessas boas ideias.

Como a tecnologia pode ajudar a comunidade?

Redes sociais e outras plataformas digitais vêm sendo usadas há tempos para dar voz àqueles que nunca puderam falar, disseminar culturas alternativas, tornar a educação mais acessível e servir como ponto de encontro para discussões construtivas.

O que promovem as tecnologias sociais?

As tecnologias sociais são instaladas com a interação da população local e promovem a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das famílias, que dispõem de acesso limitado aos serviços públicos.

Qual a importância da tecnologia social para a sociedade?

A tecnologia social procura apresentar soluções para o desenvolvimento da população. Ou seja, aprofunda-se nos problemas da sociedade com um conjunto de técnicas e metodologias para produzir conhecimentos transformadores e de fácil aplicabilidade pela própria comunidade.

O que é tecnologia social sua importância e aplicabilidade?

O conceito de tecnologia social é o uso de ferramentas tecnológicas para solucionar problemas sociais. Ela pode reduzir as desigualdades com o diálogo entre os saberes científicos e populares criando produtos que acabam se tornando imprescindíveis de tão adequados para uma sociedade.

Como e por que a tecnologia social pode se configurar como uma proposta alternativa aos modelos tradicionais de desenvolvimento tecnológico?

Como conclusão desse esforço reflexivo, obteve-se que a TS pode ser considerada uma alternativa ao desenvolvimento, visto que carrega premissas e potencialidades capazes de provocar controvérsias aos predominantes modelos de desenvolvimento (industrializados, modernos, alternativos ou sustentáveis).

Como pode ser utilizada a tecnologia social?

Pode e deve ser utilizada nas mais variadas localidades do país, desde que adaptada e assumida pela comunidade. Enfim, a Tecnologia Social “não é um modelo pronto. É uma metodologia em transformação, onde as pessoas que precisam das soluções são parte delas, assumindo o processo da mudança”.

Como incentivar o debate sobre tecnologia social?

Ao incentivar o debate sobre Tecnologia Social (TS), o ITS BRASIL ressalta o “campo do fazer” e a atuação das instituições da sociedade civil organizada como produtoras do conhecimento de modo a aproximar os problemas sociais de suas soluções. “Tecnologia Social é a ferramenta que agrega informação e conhecimento para mudar a realidade.

Por que a tecnologia social é ferramenta para mudar a realidade?

“Tecnologia Social é a ferramenta que agrega informação e conhecimento para mudar a realidade. Por isso dizemos que ela é a ponte entre as necessidades, os problemas e as soluções que a gente encontra”, explica Irma Passoni, uma das fundadoras do Instituto.

Por que a tecnologia social não é um modelo pronto?

Enfim, a Tecnologia Social “não é um modelo pronto. É uma metodologia em transformação, onde as pessoas que precisam das soluções são parte delas, assumindo o processo da mudança”. Ainda segundo Passoni, “o fundamental é a inclusão”; por isso, o ITS BRASIL nunca oferece “pacotes” de Tecnologia Social.

Postagens relacionadas: