Como calcular a concentração de uma solução a partir do pH?

Índice

Como calcular a concentração de uma solução a partir do pH?

Como calcular a concentração de uma solução a partir do pH?

Após determinar o valor do grau de ionização na fórmula da constante, basta multiplicar o valor do grau de ionização pela molaridade para calcular a concentração de hidrônios....Para isso, basta conhecer a seguinte relação:

  1. Se pH < 7 → Solução ácida;
  2. Se pH = 7→ Solução neutra;
  3. Se pH > 7 Solução básica.

O que representa o pH de uma solução aquosa e como ele pode ser calculado?

Para medir os níveis de acidez e alcalinidade das soluções, utilizam-se as escalas de pH e pOH, que medem os teores dos íons H+ e OH- livres por unidade de volume da solução. ... A sigla pH significa potencial (ou potência) hidrogeniônico e indica o teor de íons hidrônio (H3O+(aq)) livres por unidade de volume da solução.

Como calcular o pH de uma mistura de soluções?

Cálculos envolvendo o pH de soluções

  1. pH = - log [H3O+]
  2. pH = - log [H+]
  3. [H3O+] = 10-pH
  4. Kw = [H+] . [ OH-], por isso pH + pOH = 14.
  5. Ki = M.α2

O que representa o pH de uma solução aquosa?

Em química, pH é uma escala numérica adimensional utilizada para especificar a acidez ou basicidade de uma solução aquosa. A rigor, o pH é definido como o cologaritmo da atividade de íons hidrônio. Podemos aproximar o cálculo do pH usando a concentração molar o íon hidrônio ao invés da atividade hidrogeniônica.

Quando o pH de uma solução aquosa é igual a 7 Isso significa que na solução temos?

pH = 7: indica que a concentração de cátions hidrônio e a de ânions hidróxido na solução são iguais, por isso, a solução é considerada neutra; pH < 7: indica que a concentração de cátions hidrônio é maior que a concentração de ânions hidróxido na solução, por isso, a solução é considerada ácida.

Como calcular o pH de uma solução?

Para realizar os cálculos envolvendo o pH de uma solução, podemos utilizar a seguinte equação logarítmica: IMPORTANTE: Nos cálculos envolvendo o pH de uma solução, sempre utilizamos logaritmo de base 10. * Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

Quais são os exercícios envolvendo o pH de soluções?

Estes exercícios sobre cálculos envolvendo o pH de soluções abordam a forma de se determinar o pH e pOH de uma solução. Publicado por: Diogo Lopes Dias (UFV) O equilíbrio de ionização da água pura é dado pela equação abaixo, cuja constante do produto iônico (Kw) é 2,5x10 –14, a 37 ºC.

Qual a equação que determina o pH de uma solução?

A equação que determina o pH de uma solução é a seguinte: pH = -log[H 3 O+]. Essa equação pode ser encontrada algumas vezes na forma pH = -log[H+] (as duas representam o mesmo). Não é necessário ter um conhecimento profundo sobre logaritmos negativos para poder calcular o pH.

Como descobrir o pH de uma molécula de água?

De posse do valor de pH é possível descobrir o correspondente na escala de pOH, apenas fazendo uma subtração. Uma molécula de água tem a capacidade de se ionizar conforme a equação: Temos aqui um equilíbrio iônico, pois o processo é reversível e os íons também podem se unir e formar novamente uma molécula de água.

Postagens relacionadas: