Quando um condutor está em equilíbrio eletrostático podemos afirmar que?

Índice

Quando um condutor está em equilíbrio eletrostático podemos afirmar que?

Quando um condutor está em equilíbrio eletrostático podemos afirmar que?

(MACKENZIE) Quando um condutor está em equilíbrio eletrostático, pode-se afirmar, sempre, que: ... e) o condutor poderá estar neutro ou eletrizado e, neste caso, as cargas em excesso distribuem-se pela sua superfície.

Quando um condutor esférico e maciço eletricamente carregado se encontra em equilíbrio eletrostático?

e) Quando um condutor esférico e maciço e eletricamente carregado se encontra em equilíbrio eletrostático, o potencial elétrico no interior do condutor é nulo.

O que é o equilíbrio elétrico?

Equilíbrio elétrico é quando o veículo é capaz de repor a mesma quantidade de energia que consome no momento da partida e alimentar o sistema elétrico com o veículo em movimento.

Quais as características do campo elétrico de um condutor esférico eletrizado?

Condutor esférico: a carga elétrica e uma esfera condutora, em equilíbrio eletrostático e isolada de outras cargas, distribui-se uniformemente pela sua superfície, devido à repulsão elétrica. ... a intensidade do campo elétrico na superfície da esfera fica reduzido à metade do campo elétrico muito próximo dessa superfície.

Qual das afirmativas seguintes está correta em relação a um condutor eletrizado que está em equilíbrio eletrostático?

Resposta letra b). Como o condutor está em equilíbrio eletrostático E = 0 no interior do condutor. Isso implica que não há diferença de potencial em qualquer ponto do condutor.

Qual a densidade de um condutor esférico?

No caso de um condutor isolado (longe de outros condutores) que esteja eletrizado e em equilíbrio eletrostático, a densidade terá módulo maior nas regiões pontudas. Um condutor esférico de raio R = 3,0 m está uniformemente eletrizado com carga Q = 230 C. Calcule a densidade superficial de cargas na superfície desse condutor.

Por que o campo elétrico é perpendicular à superfície do condutor?

A necessidade de o campo elétrico ser perpendicular à superfície do condutor decorre do fato de o condutor estar em equilíbrio eletrostático. Se o campo elétrico fosse inclinado em relação à superfície, como ilustra a Fig.9, haveria uma componente tangencial que provocaria o movimento das cargas elétricas. Fig. 9

Como é atingido o equilíbrio eletrostático?

No entanto, após esse curtíssimo intervalo de tempo, é atingido o equilíbrio eletrostático, com os elétrons em excesso distribuídos pela superfície do condutor, como ilustram as figuras 2 e 3. Se o condutor tiver formato esférico (Fig.2) os elétrons se distribuem de modo uniforme pela superfície.

Qual a carga elétrica da esfera de alumínio?

Uma esfera de alumínio está carregada eletricamente a um potencial V = 5.000 volts acima do potencial da Terra. Sendo C a capacidade elétrica da esfera, conclui-se que sua carga é:

Postagens relacionadas: