Como pode ser classificada a dor?

Índice

Como pode ser classificada a dor?

Como pode ser classificada a dor?

A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.

Qual é a fisiologia da dor?

O estudo da fisiologia da dor tem por objetivo saber como se produz uma sensação dolorosa, ou seja, que receptores nervosos, vias nervosas e que parte do sistema nervoso central desempenham papel em seu mecanismo; além disso, procura inves- tigar que relações tem a dor com outros processos e de que modo o orga- nismo ...

Qual o conceito da dor e suas variações?

A definição da Associação Internacional para o Estudo da Dor é amplamente utilizada: "A dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada ao dano tecidual real ou potencial, ou descrita em termos de tais danos". No diagnóstico médico, a dor é considerada como um sintoma de uma condição subjacente.

Quais são os 3 tipos de dor relacionada ao câncer?

Dor causada pelo tratamento do câncer

  • Dor pós-cirúrgica. Determinadas intervenções cirúrgicas têm alta incidência para o desenvolvimento de dor aguda e crônica. ...
  • Dor pós-radioterapia. ...
  • Dor pós-quimioterapia.

O que é uma dor irradiada?

Dores irradiadas são dores que não se encontram no centro da coluna e sim em regiões ao lado da coluna ou distantes da mesma, mas que são causadas por distúrbios da coluna.

Quais os 3 tipos de dor?

Tipos de Dor

  • Dor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ...
  • Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ...
  • Dor disruptiva.

Como identificar o tipo de dor?

Identificar o tipo de dor é fundamental para que se possa fazer a melhor opção terapêutica. De acordo com a sua natureza, a dor pode ser: ◊ Nociceptiva: quando originada a partir de estimulação de nociceptores. Esta pode ser: Somática: Receptores da pele e sistema musculoesquelético.

Qual é a dor do corpo?

A dor é uma sensação ruim que sentimos quando algo de errado está acontecendo com o nosso corpo. Por meio de células especiais chamadas de nociceptores, a dor é detectada e transmitida através de fibras nervosas até o SNC (sistema nervoso central).

Por que a dor é muito bem localizada?

Costuma ser muito bem localizada, descrita simplesmente como dor, contínua e agravada pelo movimento. Melhores exemplos: dor óssea, ulcerações de pele, linfonodos inflamados, entre outros.

Qual a duração da dor crônica?

Crônica → manifesta-se por um período de tempo muito longo, mais de 3 meses, e pode debilitar, exigindo maior atenção por parte de quem a está sentindo. Artrite, gota, câncer são exemplos de doenças que causam esse tipo de dor. Cutâneas → localizadas e de curta duração, como queimaduras de primeiro grau e cortes superficiais.

Postagens relacionadas: