Qual a classificação do ombro?

Índice

Qual a classificação do ombro?

Qual a classificação do ombro?

O ombro é composto por quatro articulações: esterno-clavicular, escápulo-torácica, acromioclavicular e glenoumeral.

Qual é a classificação morfológica e funcional do ombro?

Este tipo de articulação permite movimentos em torno de três eixos, sendo, portanto, tri-axial. Assim, as articulações do ombro (entre o úmero e a escápula) e a do quadril (entre o osso do quadril e o fêmur) permitem movimentos de flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundução.

Quais são os músculos anteriores do ombro?

— trapézio, que eleva o ombro; — deltóide, que eleva lateralmente o braço; — grande dorsal, que puxa o braço para baixo. O deltóide, cobrindo a cabeça do úmero, em conjunto com um conjunto de músculos mais pequenos, formam a proeminência do ombro e impedem que esta articulação se desloque (luxação).

Como funcionam as articulações do ombro?

As articulações do ombro funcionam como base dos movimentos dos membros superiores. Elas são formadas por estruturas como: a articulação escapulotorácica. Essa é a principal articulação do ombro. No âmbito mecânico, ela tem amplos graus de liberdade de movimento e é instável.

Quais são as patologias mais comuns do ombro?

As articulações do ombro são consideradas aquelas que mais permitem movimento do corpo humano. Por esse motivo, é comum surgir patologias que limitam a mobilidade na região. Conheça a seguir duas patologias mais comuns que comprometem a articulação do ombro e seus movimentos.

Como são classificadas as articulações?

Como as articulações são classificadas? A princípio, as articulações devem ser classificadas a partir do grau de movimento e pelo tipo de tecido interposto. Com relação ao grau de movimento, tem-se: Sinartroses: são articulações imóveis que oferecem fundamentalmente estabilidade;

Como ocorre a abdução do ombro?

Esta restrição de movimento é normalmente superada pela rotação ascendente da escápula que ocorre em conjunto com a abdução glenoumeral. A abdução do ombro também pode ser aumentada girando-se externamente o braço de modo que o tubérculo maior seja agora movido para fora do caminho do acrômio (acrómio).

Postagens relacionadas: