Como podemos definir arte sonora?

Índice

Como podemos definir arte sonora?

Como podemos definir arte sonora?

O termo arte sonora é usualmente aplicado para categorizar obras e artistas que utilizam o som como elemento central no processo criativo e estético, ou seja, produções artísticas onde o som é o material principal no processo de criação ou é o principal objeto de referência no discurso elaborado pelo artista.

Quais os tipos de arte sonora?

A partir daí decorre um conjunto de obras que estão inseridas em gêneros que se agrupam em torno do termo arte sonora – soundscape, soundesign, soundsculpture, instalação sonora - e que se referem ao trabalho de artistas híbridos que lidam com concepções criativas que buscam integrar noções de som, tempo, espaço, ...

Quem criou a arte sonora?

Franz Manata Arte Sonora é uma prática artística coletiva desenvolvida pelo duo de artistas Franz Manata e Saulo Laudares, que possui diversos formatos, como: cursos, residências, exposições, happenings, programas de rádio, publicações etc.

O que podemos chamar de paisagem sonora?

Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa “soundscape” e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.

Quais são as áreas que se unem para a formação da arte sonora?

São eles: Sonoridade, Tecnologia, Interação, Espaço e Tempo.

Quais artistas trabalham com arte sonora?

É comum na historiografia da música erudita figurar exclusivamente compositores europeus, como Johann Sebastian Bach (1685-1750) e Ludwig van Beethoven (1770-1827), e norte-americanos, como Walter Piston (1894-1976).

Quais são os tipos de gêneros musicais?

Então veja essa lista com os principais gêneros musicais existentes:

  • Axé
  • Blues.
  • Country.
  • Eletrônica.
  • Forró
  • Funk.
  • Gospel.
  • Hip Hop.

Quais os 3 elementos fundamentais da arte das musas?

Esses elementos – sonoridade, tecnologia/interação, espaço e tempo – nos permitiram realizar uma análise dos aspectos mais proeminentes dessa produção e serviram de base para elaborar um dos pontos centrais deste trabalho que é a confrontação da arte sonora com outras linguagens artísticas, em especial, a música.

Postagens relacionadas: