Como são classificados os monossacarídeos?

Índice

Como são classificados os monossacarídeos?

Como são classificados os monossacarídeos?

Os monossacarídeos podem ser classificados de acordo com o número de carbonos que possuem. De acordo com essa classificação, há trioses, tetroses, pentoses, hexoses, heptoses e assim por diante.

Qual é a fórmula da glicose?

C₆H₁₂O₆ Glicose/Fórmula

Quais os grupos existentes nesta cadeia de glicose?

Sua cadeia apresenta 6 carbonos e contém um grupamento aldeído (–CHO), sendo sua fórmula geral C6H12O6. A molécula de glicose se apresenta em forma de cadeia aberta (acíclica) ou de anel (cíclica). Esse monossacarídeo pode existir em sua forma livre ou combinado com outros carboidratos.

Quantos Estereoisômeros da glicose existem?

A D-Glicose é um dos 16 estereoisômeros da aldohexose, também conhecida como dextrose acontece abundantemente na natureza, diferente de seu isomero L-Glicose.

Qual o tipo de ligação glicosídica mais comum?

Em dissacarídeos como maltose, lactose e sacarose, a ligação glicosídica mais comum é o tipo O-glicosídico. Essas ligações podem ocorrer entre carbonos e -OH das formas isoméricas α ou β.

Como funciona a regulação da glicose no corpo?

A regulação da glicose no corpo é feito pelo pâncreas, através da ação conjunta dos hormônios insulina e glucagon. A insulina é produzida pelas chamadas células-beta do pâncreas e é responsável pela diminuição dos níveis de glicose no sangue. Esse hormônio atua facilitando a absorção da glicose pelas células dos músculos esqueléticos, ...

Qual a molécula de glicose?

Sua cadeia apresenta 6 carbonos e contém um grupamento aldeído (–CHO), sendo sua fórmula geral C 6 H 12 O 6. A molécula de glicose se apresenta em forma de cadeia aberta (acíclica) ou de anel (cíclica).

Quais são as ligações do glicogênio?

O glicogênio possui as ligações α (1-4) glicosídica com as ligações α (1-6) glicosídica nos pontos de ramificação (ocorrendo a cada 8 a 12 resíduos). O glicogênio possui cadeias curtas, mas altamente ramificadas, com alto peso molecular. Está abundantemente presente no fígado e também é encontrado no cérebro, músculos esqueléticos, etc.

Postagens relacionadas: