Quais são os três pilares do IDH?
Índice
Quais são os três pilares do IDH?
Atualmente, os três pilares que constituem o IDH (saúde, educação e renda) são mensurados da seguinte forma:
- Uma vida longa e saudável (saúde) é medida pela expectativa de vida;
- O acesso ao conhecimento (educação) é medido por:
Quais são os três principais indicadores utilizados como base para medir o IDH?
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores: Educação, Saúde e Renda.
Quais as vantagens do cálculo do IDH sobre o PIB?
A principal vantagem do IDH, criado a pedido da ONU nos anos 90, é que ele não limita a medida do desenvolvimento a indicadores puramente econômicos, como o PIB per capita, ainda largamente utilizado. Além da renda, começaram a ser considerados --e valorizados-- aspectos de saúde e educação.
Qual o IDH de cada país?
De 0,5 a 0,799 representa um desenvolvimento médio e, quando ultrapassa 0,8, o desenvolvimento é considerado alto. O cálculo do IDH leva em conta o PIB per capita, depois de corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país, mas também considera dois outros componentes: a educação e a longevidade.
Qual a classificação do IDH?
O economista Bryan Caplan criticou a forma como as pontuações do IDH eram produzidas até 2009; cada um dos três componentes são limitados entre zero e um. Como resultado disso, os países ricos não podem efetivamente melhorar a sua classificação em certas categorias, embora haja muito espaço para o crescimento econômico e longevidade.
Quais são os países com IDH “baixo”?
Entre os países com IDH “baixo”, quase todos são do continente africano, com destaque para os últimos colocados: Níger (0,337), República Democrática do Congo (0,338) e República Centro-Africana (0,341). *Fonte dos dados: PNUD Brasil – Ranking IDH Global 2013.
Quais são os países com IDH muito elevado?
Os países com IDH muito elevado correspondem a apenas 25% de todos os territórios nacionais do planeta e, como era de se esperar, apresentam um acentuado grau de qualidade de vida de suas populações, o que não significa que não existam problemas sociais, desigualdades e misérias em geral.