Quais os tipos de enzimas que existem?
Quais os tipos de enzimas que existem?
Existem quatro tipos estruturais de enzimas: enzimas simples, enzimas alostéricas, enzimas complexas(holoenzima) e as isoenzimas. O ramo da Bioquímica que trata do estudo das reações enzimáticas é a enzimologia.
Qual a nomenclatura das enzimas?
A nomenclatura das enzimas ocorre de diversas maneiras. As três formas mais utilizadas são: Nome clássico ou recomendado: nomeia, geralmente, acrescentando a terminação -ase ao nome do substrato sobre o qual atua a enzima. Essa é a forma mais utilizada por quem trabalha com enzimas.
Qual a especificidade das enzimas?
As enzimas apresentam alta especificidade, atuam apenas sobre substratos específicos. As enzimas atuam diminuindo a energia de ativação das reações nas células. A temperatura, o pH e as enzimas reguladoras são fatores que influenciam na atividade enzimática. Por Helivania Sardinha dos Santos
Por que as enzimas são formadas?
As enzimas são formadas por uma parte protéica, chamada de apoenzima e outra parte não protéica, chamada de co-fator. Quando o co-fator é uma molécula orgânica, recebe a denominação de coenzima. Muitas coenzimas são relacionadas com as vitaminas. O conjunto da enzima + co-fator, é chamado de holoenzima.
Qual a estrutura de uma enzima?
Características e estrutura de uma enzima. A principal característica da enzima é ser uma proteína com estrutura tridimensional (terciária ou quaternária). Caracterizam-se pela grande especificidade enzima-substrato, como se fosse um encaixe de chave e fechadura.