Como podemos conceituar o erro de aprendizagem segundo a perspectiva construtivista?

Índice

Como podemos conceituar o erro de aprendizagem segundo a perspectiva construtivista?

Como podemos conceituar o erro de aprendizagem segundo a perspectiva construtivista?

Na perspectiva construtivista, o erro é visto como parte do aprendizado para a criança elaborar hipóteses e avançar em sua aprendizagem. ... A criança é envolvida em atividades de leitura e escrita que utilizam primeiramente os textos, para depois partir às frases e palavras.

Como é tratado o erro na concepção construtivista?

A correção dos erros na perspectiva construtivista tem como objetivos: interpretar as soluções propostas pelos alunos, procurar identificar em que nível de desenvolvimento ele está, propor novas questões, informá-lo para que avance em sua forma de pensa, buscando um nível de conhecimento mais elaborado, definir novas ...

O que é um erro construtivo?

Para Neves (2003), o erro construtivo pode ser compreendido como uma construção inteligente desenvolvida pelo aluno, quando no processo de interação com o objeto a ser conhecido, considera os dados que dispõe num determinado momento de sua aprendizagem, num processo resultante de aproximações sucessivas em relação a ...

Como o professor deve corrigir o aluno?

Uma boa correção de provas é aquela em que o professor trabalha os resultados da classe para orientar a melhor forma de superar as dificuldades. Você aplica uma prova, estabelece critérios para a correção, soma o valor de cada questão, atribui uma nota final, comunica o resultado à turma e...

Como é visto o erro na perspectiva construtivista?

Os resultados indicam que os erros são concebidos na perspectiva tradicional, devendo ser banido do processo de ensino e na perspectiva construtivista, onde o erro é visto como uma forma de pensar e agir do aluno em seu processo de construção do conhecimento.

Em que situações os erros podem ser construtivos?

Nos erros construtivos, existe uma lógica nas hipóteses dos alunos frente à resolução de um problema novo qualquer que difere da lógica dos adultos. Mesmo que essa ideia, sob o ponto de vista do adulto, seja errada, este é considerado um erro construtivo.

Como o erro é compreendido por Piaget?

Quando o sujeito comete o erro, pode dele dar-se conta ou ainda não ter consciência alguma sobre o erro que cometeu. Piaget in Aquino (1997), ao referir-se à questão do erro e de sua função, afirma: A aprendizagem é construida através da interação do sujeito, que possui esquemas próprios de ação, com o meio.

O que é o erro para Piaget?

- Jean Piaget (1896-1980) Um dos primeiros a afirmar que o erro é necessário quando se quer aprender. Para ele, a aprendizagem se dá por um processo que chamou de autorregulação: a correção ou a manutenção de uma ação tendo em vista um resultado a alcançar.

Como é caracterizado o construtivismo?

Construtivismo. O Construtivismo pode ser caracterizado como uma corrente de pensamento que ganhou espaço, especialmente no campo das teorias pedagógicas, inspirada na obra de Jean Piaget (1896-1930), biólogo suíço reconhecido por dedicar sua obra ao entendimento dos processos de aquisição do conhecimento humano.

Quais são os erros da aprendizagem?

Para Barrios (2002, p.73), “os erros são fontes inesgotáveis da aprendizagem. É o saber que vem dos próprios erros”. Portanto, o erro precisa ser usado como instrumento didático, como forma de trabalhar e fazer com que os alunos avancem em seu processo de aprendizagem. 2.1 Erro: avaliar ou ignorar?

Qual a importância do erro no processo de ensino e aprendizagem?

RESUMO: Otexto “O erro no processo ensino e aprendizagem” visa evidenciar a importância de uma postura crítica dos educadores frente ao erro no processo avaliativo, observando sua relação com o fracasso escolar. Aborda a temática do erro no processo de ensinar e aprender. Primeiramente, esclarece e define o erro na visão de vários segmentos

Quais são os principais períodos de aprendizagem?

Desse modo, Silva (2010, p. 4-5) conclui proferindo que tanto o equilíbrio quanto o desequilíbrio do processo de aprendizagem estão interligados a quatro principais períodos. São eles: Período sensório-motor: ocorre da nascença aos dois anos de idade. Caracteriza-se pelos reflexos existentes no mundo externo.

Postagens relacionadas: