Como podemos classificar o tecido epitelial analisando o arranjo de suas células explique?
Como podemos classificar o tecido epitelial analisando o arranjo de suas células explique?
Podemos afirmar que o tecido epitelial pode ser classificado de acordo com o arranjo de suas células em simples, estratificado, pseudoestratificado e de transição.
Como classificar o tecido epitelial?
Podemos classificar o tecido epitelial analisando o arranjo de suas células em: a) pavimentoso, simples, cúbico e glandular. b) simples, estratificado, revestimento e cúbico. c) simples, estratificado, pseudoestratificado e glandular. d) pavimentoso, cúbico, prismático e pseudoestratificado.
Que funções exercem os tecidos epiteliais?
Além disso, eles também permitem a troca de substâncias e a absorção de nutrientes, entre várias outras funções. Já os tecidos epiteliais com a função de secreção são chamados de glandulares e exercem importantes papeis no nosso organismo, tais como controle da temperatura e controle do crescimento e desenvolvimento.
Quais são os tipos de epitélios?
Levando em consideração a forma das células, o epitélio pode ser classificado em: → Pavimentoso: Células com formato achatado que muitas vezes lembram azulejos. Os epitélios pavimentosos, que podem ser simples ou estratificados, podem ser encontrados revestindo vasos sanguíneos e formando a epiderme, por exemplo (Leia mais sobre a pele);
Quais são os critérios utilizados para classificar os epitélios?
Dentre os principais critérios utilizados para classificar os epitélios, destacam-se o número de camadas e as formas da célula. Segundo o número de camadas, os epitélios podem ser ...