Como podemos nos comunicar com pessoas com deficiência visual?
Índice
- Como podemos nos comunicar com pessoas com deficiência visual?
- Como estimular um deficiente visual?
- Como se deve falar com um cego?
- Quais brincadeiras podemos fazer sem a visão?
- Qual a forma correta de conduzir um cego?
- Quais os tipos de acessibilidade para deficientes visuais?
- Quais são as adaptações que auxiliam os deficientes visuais?
- Qual a deficiência visual mais afetada no mundo?
- Qual a importância da família para o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual?
- Por que pessoas com deficiência visual ou cegueira podem apropriar-se de conhecimentos?
- Quem é a família do portador de deficiência visual?
Como podemos nos comunicar com pessoas com deficiência visual?
p) Se conversar com uma pessoa cega, fale sempre diretamente, e nunca por intermédio de seu companheiro. A pessoa cega pode ouvir tão bem ou melhor que você. Não evite as palavras “veja”, “olhe” e “cego”; use-as sem receio. As pessoas cegas também as usam.
Como estimular um deficiente visual?
Com o deficiente visual, entra ai a importância do estimulador. Este deve estar sempre disposto a mostrar o novo, fazê-lo perceber, cheirar, conhecer da sua forma. “A criança que não enxerga, tudo tem que ser estimulado. Principalmente o tocar, o sentir, o cheirar... e sempre a importância de se estar sempre falando”.
Como se deve falar com um cego?
Fale diretamente com a pessoa e não com quem a está acompanhando. Não há necessidade de alterar a voz, não fale mais baixo ou levante a sua voz. Use, expressões naturais, normais. Você pode conversar sobre qualquer coisa, as pessoas com deficiência visual também assistem TV, gostam de passear, viajar, ler…
Quais brincadeiras podemos fazer sem a visão?
Jogos brincadeiras para fazer com crianças cegas ou de baixa visão
- Brincadeiras de roda: Cantigas, parlendas, rimas;
- Meu mestre mandou: Como sugestão, trabalhar o esquema corporal com as crianças, solicitando que coloquem as mãos na cabeça, joelhos, pescoço, cotovelo, barriga, pés, mãos, etc.
Qual a forma correta de conduzir um cego?
Como conduzir uma pessoa cega: Ao passar por portas ou corredores estreitos, posicione seu braço para trás, de modo que a pessoa cega possa segui-lo; Sempre que se ausentar do local, informe a pessoa; caso contrário, ela poderá ficar falando sozinha.
Quais os tipos de acessibilidade para deficientes visuais?
Segundo estudos desenvolvidos por Sassaki (2002), podemos identificar seis tipos de acessibilidade: atitudinal, arquitetônica, comunicacional, instrumental, metodológica e programática.
Quais são as adaptações que auxiliam os deficientes visuais?
Para orientar pessoas com deficiência visual é importante também colocar os pisos táteis de alerta e direcional. Desta forma, você dá autonomia e segurança para que essas pessoas possam circular pela cidade. Este é o piso que direciona as pessoas com deficiência visual.
Qual a deficiência visual mais afetada no mundo?
A deficiência visual é a que mais afeta pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40 milhões de indivíduos vivem com baixa visão ou cegueira. Já no Brasil, 3,6% da população está nesse grupo, sendo o tipo de deficiência mais representativo por aqui, de acordo com o IBGE.
Qual a importância da família para o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual?
A participação e a compreensão da família são de extrema importância no processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e no resgate de sua autoestima. Poder enxergar tudo que nos rodeia é tão importante quanto ouvir os sons que são produzidos a nossa volta.
Por que pessoas com deficiência visual ou cegueira podem apropriar-se de conhecimentos?
Nesse sentido, pessoas com deficiência visual ou cegueira podem apropriar-se de conhecimentos sistematizados e elaborados socialmente assim como participar efetivamente no meio social, desde que recebam os estímulos e orientações necessárias ao seu desenvolvimento, construção de aprendizagens e conceitos.
Quem é a família do portador de deficiência visual?
À família, base do desenvolvimento do ser humano, cabe a tarefa de oferecer ao portador de deficiência visual condições para seu crescimento como indivíduo, tornando-o capaz de ser feliz e produtivo, dentro de sua realidade, de suas potencialidades e de seus limites.