Como é a gangrena?
Índice
- Como é a gangrena?
- Qual a causa da gangrena?
- O que é gangrena ou necrose?
- O que é gangrena úmida?
- O que diferencia uma necrose de uma gangrena?
- Como identificar uma necrose na pele?
- Quais são os tipos principais de gangrena?
- Quais as pessoas mais propensas a desenvolver gangrena?
- Por que a gangrena pode ser infectada?
- Qual a origem da gangrena seca?

Como é a gangrena?
A gangrena é uma doença grave que surge quando alguma região do corpo não está recebendo a quantidade de sangue necessária ou sofre uma infecção severa, podendo provocar a morte dos tecidos e provocando sintomas como dor na região afetada, inchaço e alteração da cor da pele, por exemplo.
Qual a causa da gangrena?
A gangrena é causada a devido à morte do tecido essa resultados da parada do fluxo sanguíneo ao órgão afetado. Os vasos sanguíneos levam os glóbulos vermelhos que levam por sua vez a vida que dá o oxigênio a todos os tecidos.
O que é gangrena ou necrose?
Na necrose, a morte celular é repentina e em grande quantidade, ou seja, diversas células saudáveis morrem antes do tempo, por inúmeras razões. A gangrena, por sua vez, é um tipo de necrose causada pela falta do abastecimento de sangue nos tecidos, que pode ou não ser seguida de putrefação (apodrecimento).
O que é gangrena úmida?
A gangrena úmida ocorre quando a infecção e as bactérias invadem tecidos mais profundos após traumas, úlceras do pé ou queimaduras. Há formação de edema importante da parte afetada devido à liberação das toxinas das bactérias de invasão.
O que diferencia uma necrose de uma gangrena?
Na necrose, a morte celular é repentina e em grande quantidade, ou seja, diversas células saudáveis morrem antes do tempo, por inúmeras razões. A gangrena, por sua vez, é um tipo de necrose causada pela falta do abastecimento de sangue nos tecidos, que pode ou não ser seguida de putrefação (apodrecimento).
Como identificar uma necrose na pele?
Entre eles estão:
- Alteração da cor da pele;
- Mudança da sensibilidade local;
- Dor local;
- Surgimento de bolhas;
- Ferida com odor forte;
- Febre;
- Mal-estar geral.
Quais são os tipos principais de gangrena?
Tipos Há dois tipos principais de gangrena, a seca e a úmida. Elas se diferem da seguinte maneira: A gangrena seca é caracterizada pela pele seca e enrugada onde há a gangrena, além da alteração de cor. Ela pode se desenvolver de forma lenta e ocorre mais comumente em pessoas com doenças ligadas aos vasos sanguíneos
Quais as pessoas mais propensas a desenvolver gangrena?
Além destes, pessoas com as seguintes condições são mais propensas a desenvolver gangrena: 1 Obesidade 2 Cirurgia ou trauma recente 3 Pessoas com imunodeficiência 4 Diabetes mal controlada de longa data 5 tabagismo 6 Tomar muitas medicações anticoagulantes More ...
Por que a gangrena pode ser infectada?
Gangrena pode gerar cicatrizes, necessidade de cirurgia reconstrutiva ou até de amputação, caso a região atingida seja grande. Além disso, se a gangrena for infectada por uma bactéria, ela pode se espalhar rapidamente para os outros órgãos do corpo, o que é fatal se não tratada rapidamente.
Qual a origem da gangrena seca?
A gangrena seca é caracterizada pela pele seca e enrugada onde há a gangrena, além da alteração de cor. Ela pode se desenvolver de forma lenta e ocorre mais comumente em pessoas com doenças ligadas aos vasos sanguíneos A gangrena úmida se refere ao tecido com gangrena onde há infecção bacteriana.