O que significa capital fictício?

Índice

O que significa capital fictício?

O que significa capital fictício?

Em outros termos, o capital fictício corresponde ao valor presente de um determinado fluxo de rendimentos futuros, o que torna qualquer fluxo de renda potencialmente capital que se materializa em um título financeiro precificado pelo mercado.

O que é o capital fictício segundo Marx?

Marx associa, também, o capital fictício às ações que se transformam em mercadorias cujo “valor de mercado se determina diversamente do valor nominal, sem que se altere o valor (embora se modifique a valorização do capital efetivo” (Marx, 1972, p. 467)4.

Como funciona o processo em torno do capital fictício?

O capital fictício é necessariamente um ativo negociável ou transferível, ou seja, a circulação do capital fictício pressupõe um mercado secundário no qual se efetiva o processo de capitalização e onde se expressa o valor fictício.

Como surge o capital fictício?

O capital fictício surge, assim, da própria forma capital-dinheiro e se desenvolve através de sua circulação como capital a juros, através do sistema de crédito. Ou, como diz HARVEY (1990:273), “o capital fictício está contido no conceito do próprio capital”.

O que é o processo de mundialização do capital?

O processo denominado mundialização do capital pode ser definido como uma reestruturação do capitalismo em novas bases econômicas, Omo meio de recuperar as taxas de acumulação das décadas anteriores.

O que é capital portador de juros?

O capital portador de juros constitui-se na forma mais alienada e fetichista do capital por fazer desaparecer as mediações dos processos de produção e circulação, fundamentalmente para os que não têm clareza de que a base material desta forma de capital está na produção de mercadorias, ou seja, no trabalho vivo.

Como funciona a financeirização do capital?

Ele baseia-se na racionalização da produção capitalista, utilizando-se de inovações tecnológicas e estruturas organizacionais, aumentando assim a produção e estimulando o consumo de massa. Este modo de produção teve seu auge após a Segunda Guerra Mundial até início da década de 1970, nos chamados Anos Dourados.

Qual a fórmula do capital sociologia?

esterl. A forma completa deste processo é, portanto, D — M — D', em que D = D + ΔD, i. é, igual à soma de dinheiro originariamente adiantada mais um incremento.

Postagens relacionadas: