Como é feita a produção do cal?
Índice
- Como é feita a produção do cal?
- O que se pode entender por ciclo da cal?
- Quais são os principais componentes da cal?
- Qual o perigo da cal?
- O que é a carbonatação da cal?
- O que o cal pode causar?
- É necessário usar cal no reboco?
- O que acontece se comer cal?
- Como é feita a produção de cal?
- Como é produzido o calcário?
- Por que a cal é utilizada na construção civil?
- Quais as aplicações da cal hidratada?
Como é feita a produção do cal?
O Óxido de Cálcio (CaO), mais conhecido comercialmente como cal, é um dos materiais de construção mais antigos do mundo. É obtido pela decomposição térmica (calcinação ou queima) de rochas calcárias moídas em diversos tipos de fornos, a uma temperatura média de 900°C.
O que se pode entender por ciclo da cal?
Pela exposição ao ar úmido ou através de hidratadores ocorre a Pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores, ocorre a transformação da cal virgem em cal hidratada ou a “extinção” da cal. A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente exotérmica.
Quais são os principais componentes da cal?
Segundo a Norma NP EN 459-1:2002, pode-se definir cal como um material abrangendo quaisquer formas físicas e químicas, sob as quais pode aparecer o óxido de cálcio (CaO), o óxido de magnésio (MgO) e ou hidróxidos de cálcio e magnésio (Ca(OH)2 e Mg(OH)2).
Qual o perigo da cal?
2. IDENTIFICAÇÃO DE PERIGO: Classificaçãode perigo do produto químico e sistema de classificação utilizado: Substâncias cáustica que provoca a elevação da alcalinidade nos cursos de água. A cal hidratada, quando derramada, produz material em suspensão. Ingestão: A ingestão causa irritação no aparelho digestivo.
O que é a carbonatação da cal?
A carbonatação da cal, como é chamado seu processo de endurecimento, é a reação de hidróxido de cálcio com o anidrido carbônico, que pode ser descrita pela equação (1) envolvendo um ganho de masssa causado pela transformação do hidróxiodo em carbonato.
O que o cal pode causar?
Sua inalação pode causar irritação das vias respiratórias. Sintomas podem incluir tosse e dificuldade na respiração. Pode causar bronquite química. Se ingerido causa irritação nas mucosas da boca, garganta, esôfago, estômago e intestino.
É necessário usar cal no reboco?
A cal hidratada é um dos principais elementos das argamassas porque promove uma série de benefícios para a edificação. Tem excelente poder aglomerante, assim como o cimento, que une para sempre os grãos de areia das argamassas.
O que acontece se comer cal?
A cal é uma substância química que pode causar irritação severa quando inalada ou ingerida. O trabalhador teve queimadura imediata na boca e no esôfago ao morder a bolinha e pediu socorro a outros funcionários, que o levaram para o hospital.
Como é feita a produção de cal?
Produção de cal. Química. A produção de cal se dá a partir do calcário (CaCO3). Essa matéria prima é extraída, selecionada e moída. Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal).
Como é produzido o calcário?
Depois, o calcário é submetido a elevadas temperaturas dentro de fornos industriais, esse processo é chamado calcinação. O resultado desse processo será o CaO (óxido de cálcio ou cal). O cal é produzido a uma temperatura de aproximadamente 850 °C.
Por que a cal é utilizada na construção civil?
A cal é utilizada na construção civil para elaboração de argamassas e preparação dos processos de pintura. Também tem emprego nas indústrias farmacêutica, cerâmica e metalúrgica. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez do solo. [1
Quais as aplicações da cal hidratada?
Tanto a cal virgem, quanto a cal hidratada são amplamente utilizadas pelo homem. Suas aplicações vão desde a construção civil ao preparo de tintas alcalinas, construção de estradas, nas indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, na fabricação de aço e alumínio e em diversos processos químicos e industriais.