O que são as feridas?

Índice

O que são as feridas?

O que são as feridas?

Feridas são lesões que podem ter diferentes tamanhos e surgir em pontos como a pele, as mucosas do corpo e até mesmo na camada superficial dos órgãos.

Como podemos avaliar as feridas?

Nessa avaliação, devem ser considerados fatores como causa e tempo de existência da ferida e presença ou não de infecção. Além disso, é preciso avaliar a dor, a presença de edema, a extensão e a profundida- de da ferida e as características do leito da ferida, da pele perilesional e do exsudato.

O que são feridas na pele?

Alergias. As alergias são comuns e podem ser causadas por vários motivos, como ácaros e fungos. Elas são uma reação do sistema imunológico e, por isso, é importante procurar quais são os fatores que provocam o aparecimento de feridas na pele.

O que é uma ferida limpa?

Limpas - são as produzidas em ambiente cirúrgico, sendo que não foram abertos sistemas como o digestório, respiratório e genito-urinário. A probabilidade da infecção da ferida é baixa, em torno de 1 a 5%.

O que avaliar na lesão?

Ao avaliar e registrar as características da LP, atentar para os seguintes aspectos:

  • Localização anatômica;
  • Estágio;
  • Tamanho (comprimento, largura e profundidade);
  • Tipo(s) de tecido;
  • Cor;
  • Condição da pele ao redor da lesão;
  • Bordas da ferida;
  • Presença de túneis e cavidades;

Como fazer um relatório de feridas?

Veja o que você deve anotar:

  1. Tipo de lesão (úlcera por pressão, ferida operatória, escoriações etc.)
  2. Localização da lesão;
  3. Caractererização do leito da ferida: aspecto do tecido (tecido de granulação, fibrina, necrose etc);
  4. Presença do Exsudato: registrar aspecto, quantidade e odor;

Quais são os tipos de feridas?

Alguns tipos de feridas resultam no desequilíbrio da saúde, dificultando a locomoção e outras atividades básicas do dia a dia. Além disso, a ruptura da pele deixa o organismo suscetível à ação de microrganismos e outros fatores de risco que podem causar infecções.

Qual o significado de ferida?

Definição ou significado de ferida no Dicionário Infopédia de Termos Médicos. Lesão ou solução de continuidade dos tecidos provocada por um traumatismo externo direto.

Qual a causa de uma ferida?

Uma ferida é uma interrupção na continuidade de um tecido corpóreo. Tal interrupção pode ser provocada por algum trauma, ou ainda ser desencadeada por uma afecção que acione as defesas do organismo.

Quais são as feridas agudas?

Exemplos de feridas agudas: lesões decorrentes de acidentes, traumas, cortes, queimaduras e incisões cirúrgicas. São feridas que não respondem adequadamente ao tratamento e não cicatrizam no tempo esperado. As complicações recorrentes ao longo do processo de reparação tecidual tornam a cicatrização mais lenta.

Postagens relacionadas: