Como podemos definir um Parangolé *?
Índice
- Como podemos definir um Parangolé *?
- Como era a obra Parangolé?
- O que são Parangolés é porque esse nome?
- Quais foram as inspirações de Oiticica para a criação das Parangolés e como elas se manifestaram em sua obra?
- Qual a intenção de Hélio Oiticica com a obra Parangolé?
- Qual foi a obra criada chamada antiarte por excelência?
- O que pode representar a palavra suporte na arte?
- Em que consiste a arte híbrida?
- O que significa o termo happenings?
Como podemos definir um Parangolé *?
O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial. “O objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.
Como era a obra Parangolé?
A obra Parangolé, no entanto, consiste no gesto simples, desprovido de acessórios, de se vestir da peça (tal como se veste uma roupa) e de se mover com ela como se fosse, ao mesmo tempo, um estandarte de festa e de protesto.
O que são Parangolés é porque esse nome?
Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".
Quais foram as inspirações de Oiticica para a criação das Parangolés e como elas se manifestaram em sua obra?
A criação do Parangolé surgiu na década de 60, através do contato que Oiticica teve com o samba e o seu ritmo contagiante. O samba para o artista era uma livre expressão, uma desinibição intelectual, “lucidez expressiva da imanência” como ele se referia.
Qual a intenção de Hélio Oiticica com a obra Parangolé?
De acordo com Oiticica, os Parangolés operavam uma síntese de várias atividades e meios, quer visuais, quer corporais ou lingüísticos, criando a “antiarte ambiental”.
Qual foi a obra criada chamada antiarte por excelência?
Assim como Lygia Clark, que provocou o espectador, convidando-o a tocar e formar uma nova obra com a série Bichos, o carioca Hélio Oiticica criou os parangolés, que ele denominava de "antiarte por excelência": uma espécie de capa da qual só é possível ver plenamente os tons, formas, texturas e materiais a partir dos ...
O que pode representar a palavra suporte na arte?
Suporte é o que serve para sustentar a obra de arte. O mais comum nas artes visuais é a tela. Na música, o principal suporte para o som é a pessoa que segura e toca o instrumento ou quem canta. No teatro e na dança, o principal suporte é o corpo.
Em que consiste a arte híbrida?
As artes híbridas são um movimento de arte contemporâneo em que os artistas trabalham com áreas de ciência e tecnologias emergentes. ... A categoria “Arte híbrida” é dedicada especificamente aos projetos híbridos e transdisciplinares de hoje e abordagens à arte da mídia.
O que significa o termo happenings?
O termo happening é criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow (1927-2006) para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação.