O que é a teoria do estresse oxidativo?

Índice

O que é a teoria do estresse oxidativo?

O que é a teoria do estresse oxidativo?

O estresse oxidativo decorre de um desequilíbrio entre a geração de compostos oxidantes e a atuação dos sistemas de defesa antioxidante. A geração de radicais livres e/ou espécies reativas não radicais é resultante do metabolismo de oxigênio.

Quais os efeitos do estresse oxidativo?

Estresse oxidativo é o nome que se dá ao desequilíbrio entre os radicais livres e os antioxidantes em seu corpo. A falta de balanço entre esses dois elementos pode causar envelhecimento precoce e levar a uma série de doenças.

O que é oxidativo?

Significado de Oxidativo Que oxida, transforma em ferrugem: efeito oxidativo do mar. [Química] Propriedade da reação química que, num elemento químico, aumenta sua carga pela perda de elétrons.

Onde se encontra a glutationa?

A glutationa é uma molécula constituída pelos aminoácidos ácido glutâmico, cisteína e glicina, que é produzida nas células do organismo, sendo, por isso muito importante ingerir alimentos que favoreçam essa produção, como ovos, legumes, peixe ou frango, por exemplo.

O que é um treino oxidativo?

O Estresse Oxidativo é definido como o acúmulo de espécies reativas de oxigênio que causam danos as estruturas celulares, tais como, DNA, proteínas, lipídeos, entre outros.

O que é estresse oxidativo e qual sua consequência para a célula?

O stress oxidativo é uma condição biológica em que ocorre desequilíbrio entre a produção de espécies reactivas de oxigénio (EROs) e a sua remoção através de sistemas (enzimáticos ou não enzimáticos) que as removam ou reparem os danos por elas causados.

Postagens relacionadas: