Qual a classificação das feridas quanto ao potencial de contaminação?
Índice
- Qual a classificação das feridas quanto ao potencial de contaminação?
- O que é uma ferida contaminada?
- Como descrever uma ferida enfermagem?
- Quais são as classificações dos ferimentos?
- Qual a classificação da cicatrização?
- O que deve conter na evolução de uma ferida?
- Qual é o grau de contaminação das feridas?
- Qual é o grau de contaminação?
- Qual a forma mais eficiente de tratar uma ferida?
- Qual a causa da descontinuidade das feridas?
Qual a classificação das feridas quanto ao potencial de contaminação?
Grau de contaminação: Limpas: produzidas em ambiente cirúrgico. A probabilidade de infecção da ferida é baixa, em torno de 1 a 5%. Limpas-contaminadas ou potencialmente contaminadas: não há contaminação grosseira. O risco de infecção é de 3 a 11%.
O que é uma ferida contaminada?
Contaminadas - há reação inflamatória; são as que tiveram contato com material como terra, fezes, etc. Também são consideradas contaminadas aquelas em que já se passou seis horas após o ato que resultou na ferida. O risco de infecção da ferida já atinge 10 a 17%.
Como descrever uma ferida enfermagem?
Quanto ao grau de abertura, as feridas podem ser: Abertas, feridas em que as bordas da pele estão afastadas; Fechadas, feridas em que as bordas da pele estão justapostas.
Quais são as classificações dos ferimentos?
Feridas incisivas ou cortantes – provocadas por bisturi, faca, estilete, etc. Feridas contusas – provocadas por paus, pedras, soco, etc. Feridas perfurantes – provocadas por arma de fogo e arma branca. Feridas penetrantes – o objeto atinge uma cavidade natural do corpo (tórax, abdômen).
Qual a classificação da cicatrização?
a) Intenção da ferida: 1ª intenção ou primária – a cicatrização primária envolve a reepitelização, na qual a camada externa da pele cresce fechada; 2ª intenção ou secundária – é uma ferida que envolve algum grau de perda de tecido; 3ª intenção ou terciária – ocorre quando intencionalmente a ferida é mantida aberta para ...
O que deve conter na evolução de uma ferida?
Localização da lesão; Caractererização do leito da ferida: aspecto do tecido (tecido de granulação, fibrina, necrose etc); Presença do Exsudato: registrar aspecto, quantidade e odor; Características das bordas (hiperemiadas, maceradas, regulares, irregulares, aderidas, não aderidas, edemaciadas etc.)
Qual é o grau de contaminação das feridas?
Um exemplo são as feridas feitas por bala ou ponta de faca. Quanto ao grau de contaminação, as feridas podem ser limpas, limpas-contaminadas, contaminadas ou sujas e infectadas. Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário.
Qual é o grau de contaminação?
Você pode classificar as feridas também pelo grau de contaminação em: Limpas-contaminadas: são aquelas onde houve manipulação cirúrgica nos sistemas digestivo, respiratório e urinário ou uma agressão por um objeto não cirúrgico como uma faca comum. Pode ser considerada potencialmente contaminada;
Qual a forma mais eficiente de tratar uma ferida?
O curativo é a forma mais eficiente de tratar uma ferida. São utilizados produtos para atuar em cada tipo de lesão, mas o primordial é a avaliação correta do enfermeiro, pois assim, a escolha do produto correspondente a fase em que se encontra a ferida aumenta a possibilidade de cura.
Qual a causa da descontinuidade das feridas?
A ferida resultante dessa descontinuidade pode ser causada por fato- res extrínsecos, como incisão cirúrgica, trauma, e por fatores intrínse- cos, como as produzidas por infecção. Os profissionais que prestam cuidado ao paciente devem estar capaci- tados para realizar uma avaliação efetiva das feridas.