Como é a iniciação de uma ekedi?

Índice

Como é a iniciação de uma ekedi?

Como é a iniciação de uma ekedi?

Ekedi há dois anos, a socióloga conta que chegou a ter o cabelo raspado como parte do rito de iniciação, que termina quando “o orixá que escolhe traz você para o salão do terreiro e dá seu nome”. Entretanto, a raspagem do cabelo não é uma regra em todos os terreiros.

Como é a obrigação de uma ekedi?

A equede, na maioria das casas, também é chamada de mãe e exerce a função de dama de honra do orixá regente da casa. É dela a função de zelar, acompanhar, dançar, cuidar das roupas e apetrechos do orixá da casa, além dos demais orixás, dos filhos e até mesmo dos visitantes.

Quando uma ekedi é suspensa?

As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, afirmou a assessoria de Anitta.

O que uma ekedi precisa saber?

Um boa Ekedi tem que estar sempre atenta ao menor gesto do seu Babalorixá/Iyalorixá, dar ritmo a Casa coordenando funções, observando e sendo os olhos de seu zelador. ... Este elo os une eternamente, está provado no momento que o Orixá dá orukó da Ekedi no barracão e que poucos dão valor e importância.

O que é uma Makota no candomblé?

A makota é como a assessora de quem lidera uma comunidade religiosa. Esse termo é utilizado nos terreiros de Angola e equivale às equedes no candomblé de ketu.

Qual é a função de uma ekedi?

Dentre os muitos cargos existentes no Candomblé, o cargo de Ekede é de vital importância para o funcionamento do Terreiro. Assim como o Ogan (cargo masculino), a Ekede não incorpora Orixá. Primeiro ela é apontada, para depois ser iniciada para o Orixá.

Como é o ritual de iniciação no Candomblé?

O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe. Essas cicatrizes simbolizam a porta de entrada do orixá durante a incorporação.

O que é Ekete?

Para o estudante universitário Herácliton dos Santos Barbosa, 20 anos, o eketê, gorro litúrgico utilizado por homens que seguem algumas religiões de matriz africana no Brasil, é um elemento de proteção.

Como é ser ekedi?

Ekedi é um cargo feminino, de mulheres que não entram em transe, ou seja, não incorporam os Orixás. Elas são escolhidas especialmente pelos Orixás e recebem a função de cuidar.

Postagens relacionadas: