O que diz a legislação sobre a presença de coliformes fecais e totais na água para abastecimento de água?
Índice
- O que diz a legislação sobre a presença de coliformes fecais e totais na água para abastecimento de água?
- Qual a quantidade de coliformes fecais na água do mar?
- Por que a água é contaminada por bactérias coliformes?
- Qual a importância da concentração dos coliformes?
- Qual a origem das bactérias coliformes geral?
O que diz a legislação sobre a presença de coliformes fecais e totais na água para abastecimento de água?
A Portaria nº 2.914/2011 do Ministério da Saúde (Portaria de Potabilidade) estabelece que seja verificada, na água para consumo humano para garantir sua potabilidade, a ausên- cia de coliformes totais e Escherichia coli e determinada a contagem de bactérias heterotróficas.
Qual a quantidade de coliformes fecais na água do mar?
Coliformes fecais, como a Escherichia coli, são bactérias encontradas geralmente no intestino humano. A quantidade de coliformes fecais na água das praias costuma ser medida e classificada da seguinte forma: Excelente - máximo de 250 coliformes fecais em 100 mL de água do mar;
Por que a água é contaminada por bactérias coliformes?
A presença de bactérias coliformes fecais em ambientes aquáticos indica que a água tenha sido contaminado com o material fecal de homem ou outros animais. No momento que isso ocorreu, a água da fonte pode ter sido contaminada por patógenos ou bactérias produtoras de doença ou vírus que também podem existir no material fecal.
Qual a importância da concentração dos coliformes?
A determinação da concentração dos coliformes assume importância como parâmetro indicador da possibilidade da existência de microorganismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica, tais como febre tifóide, febre paratifóide, desinteria bacilar e cólera. Fonte: darwin.futuro.usp.br
Qual a origem das bactérias coliformes geral?
As bactériascoliformesem geral se originam no intestino de animais de sangue quente. Coliformes fecaissão capazes de crescer na presença de sais biliares ou agentes de superfície semelhantes, são oxidase negativa, e a produção de ácido e gás a partir de lactose no prazo de 48 horas a 44 ± 0,5 ° C.