Qual a explicação para se classificar as algas como protista e não como vegetal?
Índice
- Qual a explicação para se classificar as algas como protista e não como vegetal?
- Como são tradicionalmente definidos protozoários e algas?
- Como é formado o reino Protista?
- Como as algas podem ser classificadas?
- Como é obtida a energia dos protistas?
- Qual a classificação das algas?
- Como ocorre a reprodução das algas?
- Por que as algas são autótrofas?
- Por que as algas evoluíram?
Qual a explicação para se classificar as algas como protista e não como vegetal?
A reclassificação das algas para o Reino Protista se deve principalmente ao fato de que, apesar de serem pluricelulares, as algas não possuem tecidos verdadeiros. Todas as suas células são semelhantes, apresentando poucas especializações. Por tal motivo, são também chamadas de talófitas.
Como são tradicionalmente definidos protozoários e algas?
Os representantes dos protistas costumam ser divididos em dois grupos principais: protozoários e algas. Os protozoários são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica. As algas, por sua vez, apresentam nutrição autotrófica.
Como é formado o reino Protista?
O Reino Protista é o grupo formado pelos seres vivos eucariontes, autótrofos, heterótrofos e unicelulares. Integram esse reino as algas, protozoários e mixomicetos, que são seres vivos semelhantes aos fungos.
Como as algas podem ser classificadas?
Elas são classificadas, principalmente, de acordo com os pigmentos que possuem e substâncias que armazenam. As algas unicelulares pertencem aos Filos Bacillariophyta, Chrysophyta, Dinophyta e Euglenophyta. Já os filos que abrigam representantes multicelulares são: Charophyta, Chlorophyta, Phaeophyta e Rhodophyta.
Como é obtida a energia dos protistas?
Os protistas podem ser autótrofos fotossintetizantes, por exemplo as algas. Nesse caso, possuem cloroplastos que irão converter a energia luminosa em energia química para síntese de compostos orgânicos. Também podem ser heterotróficos, como os protozoários unicelulares.
Qual a classificação das algas?
As algas e sua classificação. As algas são seres que frequentemente são confundidos com plantas. Entretanto, esses seres vivos são agrupados no Reino Protista, juntamente aos protozoários. Elas são organismos fotossintetizantes e eucariontes, normalmente unicelulares, mas existem representantes pluricelulares.
Como ocorre a reprodução das algas?
As algas, tanto as unicelulares como as multicelulares, apresentam reprodução assexuada e sexuada. Nas algas unicelulares a reprodução assexuada ocorre por divisão binária, com um indivíduo dando origem a dois outros. No caso das algas multicelulares, esse tipo de reprodução pode ocorrer por fragmentação do talo, como é comum nas ...
Por que as algas são autótrofas?
As algas são autótrofas, isto é, são capazes de realizar fotossíntese e sintetizar moléculas orgânicas (alimento) a partir de substâncias inorgânicas e da energia da luz solar. A maioria apresenta cloroplastos cujo número e forma podem variar, mas que sempre apresentam clorofila, pigmento importante para a realização da fotossíntese.
Por que as algas evoluíram?
Acredita-se que as plantas evoluíram a partir desse grupo de algas em razão de características como: presença de clorofila a e b, além de amido como substância de reserva; - Filo Phaeophyta: incluem cerca de 1500 espécies de algas de coloração parda. É o grupo com as maiores e mais complexas algas. Possuem apenas espécies marinhas.