Como é realizada a remoção da austenita retida?
Como é realizada a remoção da austenita retida?
Consiste em aquecer o aço até o campo austenítico, manter durante certo tempo (encharque) e, em seguida, resfriar o componente lentamente dentro do forno até a completa decomposição da austenita.
O que é a austenita retida?
A austenita retida está sempre presente na microestrutura de camada cementada de aços, em maior ou menor quantidade. Como é uma fase dúctil comparada à martensita, sua presença tem sido alvo de muita controvérsia. ... O teor de austenita retida foi medido através da técnica de difração de Raios-X.
Como tirar a dureza do aço?
O recozimento pleno é feito com o objetivo de reduzir o máximo a dureza do aço. Por meio do recozimento pleno é possível aumentar a dutilidade e a usinabilidade do aço além de controlar seu tamanho de grão.
Como se forma a martensita?
A martensita ou martensite é feita a partir da austenita, uma solução sólida de carbono e ferro com um formato centro-estrutural cristalino cúbico, que é formado pelo aquecimento de ferro a uma temperatura de pelo menos 723 graus Celsius.
O que é Temperabilidade e como pode ser determinada?
Temperabilidade é um conceito importante e consiste na capacidade do aço sofrer transformação martensítica (têmpera) após ser resfriado rapidamente num determinado meio a partir do campo austenítico.
O que é revenir o aço?
O revenido ou revenimento é um tratamento térmico efetuado ao aço, para corrigir inconvenientes decorrentes da têmpera, sendo, portanto, e sempre, aplicado posteriormente a ela.
Como aumentar a dureza de um material?
A têmpera é um processo obtido em temperaturas diferentes, em que se aquece o metal para obter a organização dos cristais na fase chamada austenitização. Em seguida, é feito o resfriamento brusco, em água ou em óleo, para conseguir a estrutura martensita. Esse método aumenta a dureza e a resistência do aço.
Qual a função do processo de revenimento?
O revenimento aumenta a ductilidade e a elasticidade do aço e é usado especialmente na fabricação de molas. Esse tratamento é efectuado logo após a têmpera, para atenuar estes efeitos negativos.