Como podemos explicar a ideia de Foucault de que a história é descontínua?

Índice

Como podemos explicar a ideia de Foucault de que a história é descontínua?

Como podemos explicar a ideia de Foucault de que a história é descontínua?

para Foucault a história é essencialmente descontínua. É uma história cataclísmica, feita de rupturas e descontinuidades. ... Se ela se realiza, é em meio a conflitos, em meio a relações de força que não obedecem a uma lógica ritmada como nos pode fazer crer o discurso histórico do contínuo, da evolução ou do progresso.

Quais são as principais ideias de Michel Foucault?

Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. ... Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, como acreditavam os psiquiatras, mas um “fato de cultura”.

O que é a verdade para Foucault?

Para Foucault, a verdade é indissociável da singularidade do acontecimento. Aquilo qualificado de verdadeiro não habita num já-aí; antes, é produzido como acontecimento num espaço e num tempo específicos.

Qual foi a influência de Nietzsche na filosofia de Foucault?

Ao aproximar o filósofo alemão a Michel Foucault, afirmar que, sem a existência da Genealogia, não haveria o desenvolvimento de Vigiar e Punir: “As obras, portanto, interligam-se, mas suas perspectivas de interpretação dos acontecimentos possuem, cada qual, sua própria singularidade”.

O que Foucault fala sobre sexo?

Segundo FOUCAULT 2 , a sexualidade é um comutador que nenhum sistema moderno de poder pode dispensar. ... As relações de poder são, antes de tudo, produtivas. O foco principal do autor são os efeitos do poder e a produção de "verdade".

O que é a teoria de Foucault?

Mais do que a teoria do poder, Foucault propões regras ou cautelas metodológicas. Diferentemente das concepções correntes, Foucault pretende explicar o poder sem o rei como sua fonte e natureza.

Qual é a relação entre a verdade é o poder?

A partir de um estudo feito por ele, chamado de Processo Arqueológico e Tática Genealógica, Foucault concluiu que a verdade é produzida e influenciada pelo poder, assim como também sofre alteração dependendo do tempo e espaço e que o poder é um produtor de saber e gerador e molde da verdade.

Que é a verdade?

O que é Verdade: Verdade significa aquilo que está intimamente ligado a tudo que é sincero, que é verdadeiro, é a ausência da mentira. Verdade é também a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada.

Qual foi o filósofo que mais influenciou a filosofia de Nietzsche?

Nietzsche estava sob forte influência da filosofia de Schopenhauer e da música de Wagner. Devido ao seu trabalho com a filologia grega, o filósofo ficou imerso no estudo das tragédias gregas, sua elaboração e sua constituição.

Qual a filosofia de Foucault?

A FILOSOFIA DE FOUCAULT. Foucault tratou de temas como loucura, sexualidade, disciplina, poder e punição, hoje vistos em várias áreas do conhecimento. Em História da Loucura, ele procura mostrar como o conceito de loucura mudou através dos tempos. Uma de suas ideias fundamentais é que a loucura não é algo da “natureza” ou uma “doença”, ...

Qual a história de Michel Foucault?

História da Loucura; O Nascimento da Clínica; As Palavras e as Coisas; Vigiar e Punir; História da Sexualidade “Nossa sociedade não é de espetáculos, mas de vigilância.” Michel Foucault nasceu no dia 15 de outubro de 1926, em Poitiers, na França.

Qual a subjetividade no pensamento de Michel Foucault?

História e subjetividade no pensamento de Michel Foucault UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO HISTÓRIA E SUBJETIVIDADE NO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT SÃO PAULO – SP 2007 2 ALEXANDRE FILORDI DE CARVALHO

Postagens relacionadas: