Como evitar a automedicação em idosos?

Índice

Como evitar a automedicação em idosos?

Como evitar a automedicação em idosos?

Contratar um especialista em serviços Home Care é uma das formas mais eficazes de evitar a automedicação de idosos. O profissional garante a autonomia e proporciona um estilo de vida saudável da pessoa que atende. A partir da terapia ocupacional, que nada mais é do que um tratamento através de atividades.

O que pode ser feito para evitar a automedicação?

Os riscos da automedicação são sérios, mas podem ser prevenidos. Por isso, somente utilize medicamentos com a devida orientação e pelo tempo recomendado pelo farmacêutico.

Porque não devemos fazer o uso da automedicação?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.

Quais as consequências ruins que o uso de medicamentos podem ocasionar no idoso?

Uma das consequências advindas desses efeitos diversos que os medicamentos podem trazer é o surgimento da depressão, que tem por ocorrência em idosos, sendo responsável pela perda de autonomia e pelo agravamento de quadros patológicos preexistentes.

Quais medidas poderiam ser tomadas para prevenir a polifarmácia?

2. Medicações a serem evitadas em contextos específicos

  • Inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina devem ser evitados em idosos com históricos de queda e/ou fraturas;
  • Antipsicóticos devem ser evitados em pacientes portadores de Parkinson (exceto quetiapina, clozapina e primavanserina;

Qual é a principal causa da automedicação?

A principal causa da automedicação talvez esteja relacionada a um aspecto cultural, em que tomar remédio por conta própria, sem a necessidade de ir até o médico, alivia a dor de imediato.

Quais são as consequências que a automedicação sem a instrução de um médico ou farmacêutico Mesmo para medicamentos que não exijam receita médica?

A automedicação pode trazer consequências graves para a saúde, como reações alérgicas e dependência. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, o hábito pode aumentar a resistência de microorganismos e inibir a eficácia dos remédios.

O que causa a automedicação?

A principal causa da automedicação talvez esteja relacionada a um aspecto cultural, em que tomar remédio por conta própria, sem a necessidade de ir até o médico, alivia a dor de imediato.

Quais riscos à saúde o uso de medicamentos sem recomendação médica pode causar?

Intoxicação - usar doses inadequadas de remédios pode causar diversos impactos na saúde, desde a ineficácia do tratamento, até overdose da substância no organismo, que leva a intoxicação.

Qual a automedicação dos idosos?

A automedicação corresponde a perigos e riscos que causam muitas vezes sérias consequências à saúde dos idosos que é o grupo que consome mais medicamentos. O consumo por medicamentos pelos idosos muitas vezes são realizados com frequência em excesso para controle de doenças.

Por que os idosos não utilizam medicamentos?

Os idosos fazem parte de um grupo de pessoas que, com o passar dos anos, mais utilizam medicamentos, em virtude das várias alterações que ocorrem no corpo humano. Muitos dos medicamentos utilizados por eles não possuem prescrição médica, fato que pode acarretar efeitos colaterais.

Por que a automedicação pode levar ao uso de medicamentos?

A automedicação pode levar ao uso de medicamentos de forma incorreta, acarretando reações adversas, como: reações alérgicas, reação com outro medicamento que está se fazendo uso, atraso no diagnóstico de doenças e intoxicação medicamentosa.

Qual a preocupação com a automedicação?

“ A automedicação é uma preocupação mundial. Medicações tomadas sem o conhecimento do médico podem interagir com outros que a pessoa já utiliza. Tais interações medicamentosas podem ter graves consequências, potencialização de efeitos colaterais e reações peculiares da interação naquele paciente especificamente ”, alerta Louzã.

Postagens relacionadas: