Como podemos nos certificar de que um produto utiliza a madeira de procedência legal?

Índice

Como podemos nos certificar de que um produto utiliza a madeira de procedência legal?

Como podemos nos certificar de que um produto utiliza a madeira de procedência legal?

Toda madeira extraída em território nacional precisa ter o Documento de Origem Florestal (DOF). Emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), esse certificado atesta que a madeira foi extraída legalmente e indica se é de reflorestamento ou de mata nativa.

O que significa madeira de procedência legal?

Obras e serviços da administração pública deverão usar madeira de procedência legal. ... Seja madeira para escoramento, toras, dormentes, mourões, lascas, pranchões, palanques e lenhas, ou subprodutos da madeira nativa em forma laminada, aglomerada, prensada, compensada ou desfolhada.

Como podemos definir madeira certificada?

As madeiras certificadas recebem o selo FSC – Forest Stewardship Council, ou em português, Conselho de Manejo Florestal. Este selo identifica produtos oriundos de um bom manejo florestal, sendo reconhecido internacionalmente.

Qual é o selo verde mais conhecido para madeira?

O FSC é hoje o selo verde florestal mais aceito internacionalmente, até porque ele é resultado de um movimento democrático e transparente proveniente de mais de 30 países envolvendo lideranças ambientalistas, empresariais, técnicas, movimentos sociais, comunidades que habitam as florestas e outros.

O que significa madeira FSC?

O FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada no início da década de 90 com o intuito de contribuir para a promoção do manejo florestal responsável ao redor do mundo.

Como saber se estou comprando madeira legal?

O primeiro deles é identificar se a madeira tem o selo Forest Stewardship Council (FSC). Caso ela não o possua, pode ser pedido ao vendedor o Documento de Origem Florestal (DOF) ou o Guia Florestal (GF). Este último, funciona como um registro geral da madeira.

O que é o Cerflor?

O CERFLOR é uma iniciativa nacional de certificação florestal, cujas normas foram elaboradas no âmbito da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. A aplicação do Certificado de Manejo Florestal é gerida pelo Instituto Nacional de Metrologia – INMETRO, que também credencia as instituições certificadoras.

Qual a importância do uso da madeira certificada para construção civil?

“A madeira certificada garante uma consciência limpa para o consumidor, já que não tem comunidade sendo explorada ou trabalhador escravizado. Também não causa nenhum tipo de desmatamento e não usa produtos químicos transgênicos”, afirma Lentini.

Como proceder à certificação de produtos?

Para se proceder à certificação de produtos podem ser utilizados vários sistemas de certificação, conforme definidos pela ISO / IEC. A CERTIF procede à certificação de produtos de acordo com qualquer um dos vários sistemas de certificação definidos.

Qual a diferença entre madeira legal e certificada?

Agora que você já sabe que a diferença entre madeira legal e certificada é que a primeira tem a extração autorizada por órgãos ambientais enquanto a segunda não só é autorizada como é realizada através de manejo florestal deve estar curioso para saber como essa certificação é obtida.

Quais são as madeiras certificadas?

Dentre as madeiras certificadas os dois tipos que mais se destacam são as do gênero Pinus e os lenhos provenientes de eucalipto e teca. Na Amazônia os melhores exemplos de espécies que recebem o selo de certificação são o ipê e o cedro.

Será que o móvel de madeira é certificado?

Quando o consumidor se depara com um móvel de madeira, anunciado e vendido sob um selo de certificação, provavelmente imagina que o item passa por um rigoroso controle na produção. Mas não fica claro o que exatamente significa este "lenho certificado" e quais são os critérios seguidos para que esta certificação seja obtida.

Postagens relacionadas: