Quando é que se tem um fenol?
Quando é que se tem um fenol?
O fenol (C6H6O) é um composto químico orgânico que possui pelo menos um grupamento –OH (hidroxila) ligado diretamente a um anel benzênico (anel aromático). Apesar de possuir um grupo -OH, sendo essa uma característica própria do grupo dos álcoois, o fenol possui natureza diferente, sendo mais ácido do que um álcool.
Onde são usados os fenóis?
Os fenóis estão presentes em desinfetantes, antissépticos bucais e hospitalares, na fabricação de medicamentos, plásticos explosivos, corantes, entre outras aplicações. Os fenóis são compostos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um anel benzênico.
Qual o nome oficial do fenol?
Phenol Fenol/IUPAC
Onde se encontra o Enol?
Os enóis podem ser sintetizados a partir da hidratação de alcinos, no entanto, como o equilíbrio ceto-enólico (e aldo-enólico) é naturalmente deslocado para o composto carbonílico, se torna difícil obter enóis com rendimento satisfatório.
Por que o fenol comum deixou de ser usado?
Devido ao seu alto teor corrosivo, o fenol comum deixou de ser usado com essa finalidade, uma vez que em contato com a pele, provoca queimaduras, e ainda era considerado venenoso quando ingerido por via oral. A substância denominada tetra-hidro-canabinol (THC) contém o grupo fenol em sua estrutura carbônica, como mostra a figura a seguir.
Por que o fenol comum foi usado como desinfetante?
Por isso, o fenol comum foi muito usado como desinfetante de instrumentos cirúrgicos, o que diminuiu em muito na época o número de mortes por infecção hospitalar. No entanto, com o passar do tempo, ele foi substituído por seus derivados, porque o fenol é tóxico e corrosivo, podendo causar queimaduras.
Quais são os derivados do fenol?
Por exemplo, muitos derivados do fenol, tais como os mostrados abaixo, são usados na composição de desinfetantes, como a creolina, que é mais usada em indústrias e recintos fechados onde se criam animais para o abate.
Como ocorre a reação do fenol?
A reação ocorre pela ativação do fenol com formaldeído onde ocorre a liberação de agua e formação de um grupo metil que pode se posicionar na posição orto, meta ou para do fenol.