Qual a importância da fotopolimerização na longevidade da resina composta?
Índice
- Qual a importância da fotopolimerização na longevidade da resina composta?
- Como é a reação de fotopolimerização da resina composta?
- Como Pode-se minimizar os efeitos da contração de polimerização em uma restauração de classe 1 com resina composta?
- Qual o papel da Canforoquinona nas resinas compostas?
- O que é grau de conversão de uma resina composta?
- Quando começou a ser utilizada a resina composta?
- Qual a reação de polimerização?
- Quais são as propriedades das resinas compostas?
- Que tipo de resina tem baixa viscosidade?
Qual a importância da fotopolimerização na longevidade da resina composta?
Então a importância da fotoativação das resinas compostas está relacionada com a tentativa de diminuir problemas na contração de polimerização, sorção de água, manchamento, infiltração marginal, cárie secundária e a relação com o grau de conversão de monômero em polímero das resinas compostas.
Como é a reação de fotopolimerização da resina composta?
Já as resinas compostas, ativadas por luz visível, iniciam o processo de polimerização por absorção de luz numa faixa específica de comprimento de onda, através de um componente alfadiquetinona, geralmente uma canforoquinona que, uma vez ativada, reage com um agente redutor (amina alifática) para reduzir os radicais ...
Como Pode-se minimizar os efeitos da contração de polimerização em uma restauração de classe 1 com resina composta?
Contudo, essas tensões de contração de polimerização, inerentes ao material, podem ser minimizadas clinicamente, através do uso da técnica incremental durante a restauração dos elementos dentários (controle do Fator C) e através da modulação da velocidade da reação de polimerização, com o prolongamento da fase pré-gel ...
Qual o papel da Canforoquinona nas resinas compostas?
O iniciador mais comumente utilizado nas resinas compostas é a Canforoquinona. Absorve energia num espectro de luz visível azul, entre 4nm. ... Quanto maior a intensidade de luz.
O que é grau de conversão de uma resina composta?
O grau de conversão está relacionado à quantidade de monômero da resina composta que se converteu na cadeia polimérica, ou seja, está intimamente associado ao processo de polimerização do compósito.
Quando começou a ser utilizada a resina composta?
Na realidade, a resina composta começou a ser utilizada com essa finalidade de restaurar os dentes em meados de 1950,a partir de então, diversas pesquisas, estudos e avanços foram feitos para que essa prática pudesse ser cada vez mais aprimorada e utilizada.
Qual a reação de polimerização?
Reação de polimerização O iniciador mais comumente utili- zado nas resinas compostas é a canforo- quinona (CQ), que absorve energia num espectro de luz visível azul, entre 4nm, com o pico do comprimento de onda ideal em 468nm. A energia (fótons) será absorvida pela molécula, a qual passará para o estado excitado ou estado tríplice.
Quais são as propriedades das resinas compostas?
Entre os fatores que fazem com que as resinas compostas sejam indicadas para todos os tipos de restaurações diretas estão suas propriedades, seja com relação à aparência ou funcionalidades. Fisicamente, após expostas à polimerização, as resinas compostas ficam bem contraídas e firmes, e não se desfazem com o tempo.
Que tipo de resina tem baixa viscosidade?
Baixa viscosidade – também conhecidas como fluidas ou “flow”, esse tipo de resina apresenta baixa viscosidade. Sendo as mais comuns e, geralmente, indicadas para regiões de difícil acesso, por espalharem mais rápido e sem aprisionar bolhas.