Como podemos nos orientar por meio das conste?
Como podemos nos orientar por meio das conste?
A partir do Cruzeiro do Sul também é fácil: localize a constelação e trace uma linha imaginária unindo a cabeça com o pé da cruz. Prolongue essa linha na direção do pé por uma distância de 4,5 vezes o afastamento da cabeça até o pé. A partir daí, desca uma linha vertical até o chão e você tem o ponto cardeal Sul.
Que conjunto de estrelas pode ser utilizado no hemisfério sul para orientação?
No hemisfério norte a orientação ocorre por meio da constelação Estrela Polar e no hemisfério sul, pelo Cruzeiro do Sul.
Qual a localização da constelação de Órion?
Das 88 constelações modernas catalogadas, a Constelação de Órion ocupa a 26ª posição em relação a tamanho, e está localizada no equador celeste. Devido a esses dois fatores, é facilmente avistada por praticamente todas as regiões da Terra: tanto no hemisfério sul, quanto no hemisfério norte.
Quais são as estrelas brilhantes de Órion?
Anteriormente, falamos sobre as 3 Marias, que são um asterismo de Órion. São três estrelas brilhantes (Mintaka, Alnilam e Alnitak), que formam uma linha reta – que também pode ser interpretado com o Cinturão de Órion.
Qual a semelhança com as estrelas da constelação?
Supostamente, as pirâmides de Gizé, no Egito, estão alinhadas exatamente de acordo com a disposição das estrelas do Cinturão de Órion. Da mesma forma, as 3 pirâmides da antiga cidade de Teotihuacan, no México, também apresentam a mesma semelhança com as estrelas da constelação.