Como se dá o nome dos ácidos carboxílicos?

Índice

Como se dá o nome dos ácidos carboxílicos?

Como se dá o nome dos ácidos carboxílicos?

O nome IUPAC dos ácidos carboxílicos são obtidos pelo prefixo de acordo com o número de carbonos da cadeia principal, que contém o grupo carboxila, acrescentando a terminação -oico precedido da palavra ácido. Exemplo: ácido 2-metil-pentanoico.

O que são ácidos carboxílicos qual característica estrutural determina um ácido carboxílico?

Ácidos carboxílicos designam uma função orgânica oxigenada, ou seja, que possui pelo menos um átomo de oxigênio em sua estrutura. Esses ácidos são indicados pela fórmula geral COOH e caracterizam-se, essencialmente, pela presença do grupo carboxila em sua estrutura.

Qual a fórmula geral dos haletos de ácido?

A fórmula geral para um haleto de acilo pode ser escrita RCOX, onde R pode ser, por exemplo, um grupo alquila, CO é grupo carbonilo, e X representa o átomo de halogênio. Cloretos de acilo são os Haletos de acilo mais comumente usados.

Qual a função do ácido carboxílico?

Ácidos de cadeia aberta com até seis carbonos possuem odor forte e característico de manteiga rançosa, são relativamente voláteis. Ácido carboxílico é a função orgânica com caráter ácido mais acentuado, os compostos dessa função possuem pH entre 3 e 5.

Como o ácido carboxílico reage com as bases?

O ácido carboxílico reage com bases, produzindo os sais de ácidos carboxílicos e água. O nome dessa reação é salificação. Na presença de água, esses sais sofrem hidrólise e podem regenerar o ácido carboxílico e a base que os originaram. Os sais de ácidos carboxílicos são utilizados para fabricação de sabões.

Qual a nomenclatura oficial dos ácidos carboxílicos?

A numeração começa a partir do carbono da própria carboxila. A nomenclatura oficial dos ácidos carboxílicos, segundo a IUPAC, segue o seguinte esquema, após a palavra ácido: No caso acima não é preciso indicar a posição do grupo metil, pois sua única posição possível é no carbono 2.

Como são os ácidos carboxílicos solúveis?

Além disso, são insolúveis em água. Os ácidos carboxílicos são também solúveis em solventes menos polares, tais como o éter, o álcool e o benzeno.

Postagens relacionadas: