Como podemos suprir cálcio e magnésio nos solos agrícolas?
Índice
- Como podemos suprir cálcio e magnésio nos solos agrícolas?
- Como aumentar cálcio no solo?
- Qual tipo de solo devo aplicar calcário?
- Quando usar o calcário Calcitico?
- Qual a mobilidade do cálcio no solo?
- Por que a aplicação de grandes quantidades de cálcio e magnésio em solo deficiente?
- Quais são os teores de magnésio no solo?
- Qual a deficiência de magnésio no solo?
- Como o magnésio é importante para o desenvolvimento das plantas?

Como podemos suprir cálcio e magnésio nos solos agrícolas?
A principal forma de fornecer cálcio e magnésio ao solo é por meio da aplicação de calcário, utilizado para corrigir os problemas gerados pela acidez do solo.
Como aumentar cálcio no solo?
Uma fonte alternativa de cálcio é o gesso ou o fosfogesso. Nestas situações, o gesso é um material que vem sendo usado para aumentar os teores de cálcio, sem alterar o pH do solo. Existem também, os produtos quelatizados com ácidos orgânicos (polihidroxicarboxílicos) como fonte de cálcio.
Qual tipo de solo devo aplicar calcário?
Para definir qual é o melhor calcário para se utilizar, verifique em sua análise de solo as quantidades de cálcio e magnésio. Assim você poderá escolher se irá aplicar um calcário com maior ou menor concentração desses nutrientes.
Quando usar o calcário Calcitico?
Em geral, a calagem deve ser realizada três meses antes do plantio da cultura. O calcário deve ser distribuído a lanço e incorporado uniformemente ao solo, até a profundidade de 17 cm a 20 cm.
Qual a mobilidade do cálcio no solo?
Sabe-se que o calcário apresenta baixa mobilidade no solo, sendo assim, a correção dos níveis de Calcio ou pH do solo em camadas mais profundas do solo utilizando calcário requer maior atenção, sendo necessário utilizar técnicas como incorporação do calcário.
Por que a aplicação de grandes quantidades de cálcio e magnésio em solo deficiente?
Aplicação de grandes quantidades de Cálcio e Magnésio em solos deficientes em Potássio ou aplicação em excesso de Cálcio em solo deficiente em Mangnésio pode causar desequilíbrio nutricional e crescimento reduzido da cultura. Soja, milho, amendoim, algodão, hortaliças e leguminosas em geral (em especial o tomate), etc .
Quais são os teores de magnésio no solo?
Solos argilosos costumam apresentar teores mais altos de Magnésio na forma minerais ferromagnesianos, enquanto nas regiões áridas ou semi-áridas, dispõe de Magnésio como epsomita. Assim como o Potássio e o Cálcio, o Magnésio presente no solo pode estar na forma não-trocável (mais comum), trocável ou solúvel.
Qual a deficiência de magnésio no solo?
Deve-se destacar que a deficiência de Magnésio no solo pode surgir em decorrencia de 5 situações: proporção de Mg da CTC (< 6%). É um componente importante da clorofila. Afeta também a síntese de proteína e a ativação dos aminoácidos Contribui para a absorção de Fósforo. Clorose entre as nervudas, espalhando-se das margens para o centro da folha
Como o magnésio é importante para o desenvolvimento das plantas?
O Magnésio (Mg) é um macronutriente catiônico e secundário muito importante para o desenvolvimento das plantas. Como acontece com o K (Potássio) e o Ca (Cálcio), ele é encontrado no solo sob a forma de minerais primários, carbonatos, sulfatos, minterais secundários e matéria orgânica.