Como deve ser a água que possa ser chamada de potável?
Índice
- Como deve ser a água que possa ser chamada de potável?
- O que torna a água potável?
- Como transformar a água do mar em água potável?
- Qual é a diferença entre água potável e água tratada?
- Quais as características que a água deve ter para ser bebida?
- Qual é a importância da água potável?
- Qual a formação dos rios e lagos?
- Qual a origem da água dos Lagos?
- Quais são os rios e lagos utilizados para abastecer a comunidade?
- Como é possível beber água doce de rios?

Como deve ser a água que possa ser chamada de potável?
Água potável é aquela que pode ser consumida pelos humanos e animais por não causar nenhum risco à saúde. Basicamente ela não possui cor (incolor), sabor (insípida), nem cheiro (inodora), além de ser livre de qualquer tipo de poluente ou contaminação.
O que torna a água potável?
Água potável é a água tratada adequada para o consumo humano e animal, livre de qualquer tipo de micro-organismos, sólidos em suspensão e substâncias tóxicas que causam contaminação e doenças. É a água boa para o consumo, que não causa nenhum risco à saúde e é agradável aos sentidos.
Como transformar a água do mar em água potável?
A dessalinização é um processo físico-químico de tratamento de água que retira o excesso de sais minerais, microrganismos e outras partículas sólidas presentes na água salgada e na água salobra, para obter água potável para consumo.
Qual é a diferença entre água potável e água tratada?
A água é considerada potável quando pode ser consumida pelo ser humano. ... Água tratada é aquela da qual foram eliminados os agentes de contaminação que possam causar algum dano à saúde, tornando-a potável.
Quais as características que a água deve ter para ser bebida?
A água potável é aquela popularmente chamada água pura. Para ser bebida por nós, a água deve ser incolor, insípida (sem sabor) e inodora (sem cheiro).
Qual é a importância da água potável?
A água potável é usada para a hidratação do corpo, para cozinhar, escovar os dentes, regar as plantas, etc. afinal, o organismo humano não pode receber líquidos ou alimentos contaminados.
Qual a formação dos rios e lagos?
A maioria das formações dos rios e lagos, está associada ao afloramento de águas subterrâneas, formando as nascentes. Porém, não é a única forma para isso, pois contamos com o derretimento de geleiras e neve em alguns locais no mundo.
Qual a origem da água dos Lagos?
Essas águas podem ser provenientes da chuva, de uma nascente local, de cursos de água, como rios e geleiras, que deságüem nessa depressão. Geralmente a água dos lagos é doce, mas existem importantes lagos salgados.
Quais são os rios e lagos utilizados para abastecer a comunidade?
Grandes rios e lagos, que poderiam ser usados para abastecer a comunidade, encontram-se, hoje, com água imprópria para consumo. Diante disso, técnicas foram surgindo a fim de retirar os poluentes e contaminantes para que a água torne-se viável para a sobrevivência de peixes e quem sabe até mesmo para consumo humano.
Como é possível beber água doce de rios?
É possível, sim – e isso já ocorre em vários países onde a água doce de rios, lagos e represas é escassa. Hoje, mais de 100 nações, principalmente no Oriente Médio e no norte da África, possuem usinas que retiram da água salgada o cloreto de sódio (o sal de cozinha), deixando o líquido pronto para beber.