Qual a classificação das glândulas quanto a função?

Índice

Qual a classificação das glândulas quanto a função?

Qual a classificação das glândulas quanto a função?

As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas. ... Essa última função é atribuída aos chamados epitélios glandulares, que são os responsáveis pela formação das glândulas.

Como se classificam as glândulas exócrinas quanto à maneira pela qual o produto de secreção é expelido?

As glândulas exócrinas são classificadas quanto ao modo de liberação de sua secreção em merócrinas, apócrinas e holócrinas. As merócrinas são aquelas cuja secreção é liberada para a superfície livre através de vesículas, recobertas por membrana, pelo processo de exocitose, não resultando em perda de citoplasma.

Quais são as glândulas Holocrinas?

Glândula holócrina é um tipo de glândula, onde a célula inteira morre e se destaca, participando da constituição da própria secreção da glândula. exemplo: glândula sebácea.

Como são classificadas as glândulas?

Para fins didáticos, as glândulas são classificadas de acordo com várias características que facilitam a discussão e refletem suas características morfofuncionais. Seguindo este raciocínio, as glândulas são classificadas, de forma geral, de acordo com os seguintes critérios: quanto ao número de células e quanto à presença ou não de ducto.

Quais são as substâncias produzidas pela glândula?

As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar as sudoríparas e as salivares, que lançam sua secreção na pele e na cavidade bucal, respectivamente.

Como são classificadas as glândulas exócrinas?

As glândulas exócrinas podem ser ainda classificadas quanto à forma como a secreção sai da célula em: merócrina, apócrina e holócrina. Nas glândulas merócrinas, a secreção é liberada ...

Quais são as glândulas secretoras do corpo?

Já as glândulas mucosas produzem uma secreção espessa e viscosa, o muco, que forma uma camada protetora sobre os órgãos ocos que se comunicam com o exterior do corpo. As células das unidades secretoras estão cheias de mucinogênio, que é precursor do muco, que pode ser fracamente corado com a hematoxilina-eosina (H.E.).

Postagens relacionadas: