Como controlar um TRIAC?

Índice

Como controlar um TRIAC?

Como controlar um TRIAC?

Para obter o disparo do triac em diversos pontos dos semiciclos da energia da rede o que fazemos é usar uma rede RC de retardo onde R é variável. Com R (P1) na sua posição de valor máximo o tempo de carga de C1 até o disparo do diac é maior.

O que é ângulo de disparo do TRIAC?

Para fazermos esse controle é utilizado o TRIAC, onde este controlará o ângulo de disparo da senóide através de um pulso no gate num determinado ponto. Quanto menor o ângulo de disparo maior potência fornecida à carga e quanto maior o ângulo de disparo, menor a potência fornecida.

O que é um transistor TRIAC?

Um TRIAC, ou Triode for Alternating Current é um componente eletrônico equivalente a dois retificadores controlados de silício (SCR/tiristores) ligados em antiparalelo e com o terminal de disparo (ou gatilho - gate) ligados juntos.

Como usar TRIAC como chave?

Uma aplicação simples para um TRIAC é como interruptor de potência para cargas de corrente alternada. Conforme mostra o circuito da figura 1, podemos usar um interruptor de baixa capacidade de corrente para controlar uma carga de alta potência usando o TRIAC como controle. Um TRIAC como interruptor de potência.

Quais os métodos básicos para o controle de potência AC?

5. Conversores cíclicos (AC para AC) – convertem uma tensão e frequência AC fixa em uma tensão e frequência AC variável. 6. Chaves estáticas (AC ou DC) – o dispositivo de potência (SCR ou TRIAC) pode ser operado como uma chave AC ou DC, substituindo, dessa maneira, as chaves mecânicas e eletromagnéticas tradicionais.

O que é o ângulo de disparo?

O ângulo de disparo de um tiristor está associado ao tempo que ele dispara após a polarização direta de seus terminais. Vamos considerar um retificador monofásico de meia onda com uma carga resistiva na saída. Será desprezada qualquer queda de tensão entre a entrada e a saída.

Como calcular o ângulo de disparo do TRIAC?

sin (θ) θ = ωt α é o ângulo de disparo do SCR, medido a partir do cruzamento da tensão com o zero.

Postagens relacionadas: