Qual foi a teoria interna adotada pela Constituição Federal de 1988 em se tratando do tema responsabilidade civil do Estado?
Índice
- Qual foi a teoria interna adotada pela Constituição Federal de 1988 em se tratando do tema responsabilidade civil do Estado?
- Qual a evolução das teorias acerca da responsabilidade civil do Estado?
- Como ocorreu a evolução da responsabilidade civil no Brasil?
- Quais são os fundamentos modernos da recente evolução da responsabilidade civil?
- Qual a teoria da responsabilidade civil adotada no Brasil?
- Quais as fases da responsabilidade civil do Estado?
- Qual a origem da responsabilidade civil?
- Quais são requisitos da teoria da responsabilidade subjetiva?
- Qual a evolução da responsabilidade civil do estado?
- Qual a responsabilidade do estado?
- Qual a origem do Instituto da responsabilidade civil?
- Qual a responsabilidade civil da administração pública?

Qual foi a teoria interna adotada pela Constituição Federal de 1988 em se tratando do tema responsabilidade civil do Estado?
Adotava-se a teoria da irresponsabilidade do Estado, ou seja o Estado não pode ser sujeito da prática de atos ilícitos; mas, no caso destes atos ocorrerem são condutas de seus agentes (embora na época se utilizasse do termo empregado público) culpados e estes é que devem ser imputados, seja a título de culpa ou de dolo ...
Qual a evolução das teorias acerca da responsabilidade civil do Estado?
A teoria do risco administrativo, o maior avanço na evolução histórica da responsabilidade civil do Estado, é assim definida por Di Pietro (2010, p. ... Nessa teoria, a ideia de culpa é substituída pela de nexo de causalidade entre o funcionamento do serviço público e o prejuízo sofrido pelo administrado.
Como ocorreu a evolução da responsabilidade civil no Brasil?
Maior evolução ocorreu com a Lei Aquilia, considerada um princípio geral da reparação do dano, surgindo, assim, as primeiras projeções acerca da noção de culpa. ... No Brasil, o Código Civil brasileiro de 1916, inspirado no direito francês, consagrou a teoria da culpa como regra no campo da responsabilidade civil.
Quais são os fundamentos modernos da recente evolução da responsabilidade civil?
Já a Idade Moderna foi marcada pela mudança de paradigma no fundamento da responsabilidade civil, que passou a se situar na quebra do equilíbrio patrimonial causado pelo dano. Houve então uma transferência do enfoque da culpa, como fenômeno centralizador da indenização, para o dano (VENOSA, 2009, p. 17).
Qual a teoria da responsabilidade civil adotada no Brasil?
A teoria do risco administrativo é a teoria adotada, no Brasil, para a caracterização da responsabilidade civil da Administração em decorrência de atuação de agentes públicos, nessa qualidade. Seu fundamento é o artigo 37, § 6º da Constituição Federal.
Quais as fases da responsabilidade civil do Estado?
A responsabilidade civil do Estado, no decorrer da evolução do direito, passou por diversas fases, começando por aquela onde o Estado não podia ser responsabilizado por qualquer lesão ao direito de alguém (concepção absolutista), posteriormente, para a fase da responsabilidade civilista, quando da discussão sobre a ...
Qual a origem da responsabilidade civil?
A origem do instituto da responsabilidade civil parte do Direito Romano, e esta calcada na concepção de vingança pessoal, sendo uma forma por certo rudimentar, mas compreensível do ponto de vista humano como lídima reação pessoal contra o mal sofrido (GAGLIANO; PAMPLONA FILHO, 2003, p. 11).
Quais são requisitos da teoria da responsabilidade subjetiva?
Em regra geral a responsabilidade é subjetiva, devendo assim estar presente os quatro elementos citados, sendo eles: a Conduta; o Dano; a Culpa e o Nexo Causal.
Qual a evolução da responsabilidade civil do estado?
A evolução da responsabilidade civil do Estado, que interessa para o presente trabalho, passa a ser abordada desde a idade média, iniciando com a teoria da irresponsabilidade. 1.1. TEORIA DA IRRESPONSABILIDADE
Qual a responsabilidade do estado?
A delimitação do assunto sobre a responsabilidade do Estado diz respeito às obrigações extracontratuais decorrentes dos atos lesivos lícitos ou ilícitos, comissivos ou omissivos das pessoas jurídicas que o integram.
Qual a origem do Instituto da responsabilidade civil?
Nesta direção, o instituto da responsabilidade civil teve sua origem no Direito Romano, com a Lei das XII Tábuas, mais conhecida como Pena de Talião, a qual estabelecia o seguinte ensinamento: “olho por olho, dente por dente”, ou seja, naquela época, a Responsabilidade Civil era calcada na vingança pessoal, por isso da frase da Lei das XII Tábuas.
Qual a responsabilidade civil da administração pública?
No âmbito do Direito Público, temos que a responsabilidade civil da Administração Pública evidencia-se na obrigação que tem o Estado de indenizar os danos patrimoniais ou morais que seus agentes, atuando em seu nome, ou seja, na qualidade de agentes públicos, causem à esfera juridicamente tutelada dos particulares.