Quais foram os principais motivos que levaram ao incêndio do Edifício Joelma como isso poderia ter sido evitado?
Índice
- Quais foram os principais motivos que levaram ao incêndio do Edifício Joelma como isso poderia ter sido evitado?
- O que causou o incêndio no edifício Andraus?
- O que tem hoje no lugar do Edifício Joelma?
- Quantas pessoas morreram no incêndio do edifício Andraus?
- O que foi construído no lugar do Edifício Joelma?
- Onde fica o Edifício Joelma que pegou fogo?
- Onde fica o Edifício Andraus?
- Quantas pessoas morreram no incêndio do Edifício Joelma?
- Que rua fica o Edifício Joelma?
- Quem construiu o Edifício Joelma?
- Como foi reconstituído o incêndio do Joelma?
- Qual foi a tragédia no Edifício Joelma?
- Quando começou o incêndio?
- Qual foi a cena mais dramática do incêndio?

Quais foram os principais motivos que levaram ao incêndio do Edifício Joelma como isso poderia ter sido evitado?
Qual foi a causa do incêndio? ... As investigações concluíram que o incêndio se iniciou por conta de um curto circuito em um dos aparelhos de ar-condicionado do 12º andar. Foi constatado pela investigação que a infraestrutura elétrica do Edifício Joelma era muito precária, além de estar sobrecarregada.
O que causou o incêndio no edifício Andraus?
A causa do incêndio foi uma sobrecarga elétrica no terceiro andar do Edifício Andraus, onde funcionava o crediário das Casas Pirani.
O que tem hoje no lugar do Edifício Joelma?
Com vinte e cinco andares, sendo dez de garagem, localiza-se no número 225 da Avenida Nove de Julho, com outras duas fachadas para a Praça da Bandeira, na lateral, e para a rua Santo Antônio, nos fundos.
Quantas pessoas morreram no incêndio do edifício Andraus?
16 Foi um palco de grandes proporções, o incêndio no Edifício Andraus, com seus 32 andares, resultou em 16 mortes e 345 feridos.
O que foi construído no lugar do Edifício Joelma?
Vinte e seis anos mais tarde, no lugar da casa, foi construído o edifício Joelma, hoje chamado Praça da Bandeira, uma edificação que desde o início, espiritualmente, já estava fadada à presença sobrenatural.
Onde fica o Edifício Joelma que pegou fogo?
Incêndio no Edifício Joelma | |
---|---|
Localização | São Paulo, Brasil |
Data | 1 de fevereiro de 1974 (47 anos) |
Resultado | 187 mortos e mais de 300 feridos |
Onde fica o Edifício Andraus?
Edifício Andraus é um prédio comercial da cidade de São Paulo, localizado no distrito da República, esquina da avenida São João com a rua Pedro Américo.
Quantas pessoas morreram no incêndio do Edifício Joelma?
187 Há 47 anos o Edifício Joelma ardia em chamas, e até hoje podemos perceber marcas além das do fogo referentes a tragédia. Uma das tragédias que mais marcaram o Brasil ocorreu no dia 1º de fevereiro de 1974, no Edifício Joelma, deixando 187 mortos e 300 feridos.
Que rua fica o Edifício Joelma?
O edifício Joelma, no Vale do Anhangabaú, foi inaugurado em 1971. Com 25 andares, sendo dez de garagem, o prédio fica no número 225 numa das avenidas mais movimentadas da capital paulista, a Av. Nove de Julho.
Quem construiu o Edifício Joelma?
Salvador Candia Edifício Praça da Bandeira (Edifício Joelma)/Arquitetos
Como foi reconstituído o incêndio do Joelma?
No segundo bloco do programa, o próprio incêndio e os supostos fantasmas que rondariam o local foram retratados com atores e efeitos especiais. Também foi reconstituído o episódio no qual gritos eram escutados no cemitério onde foram enterrados treze corpos de vítimas não-identificadas do Joelma.
Qual foi a tragédia no Edifício Joelma?
Incêndio no Edifício Joelma foi uma tragédia ocorrida em 1° de fevereiro de 1974 no Edifício Praça da Bandeira (antigo Joelma), na região central de São Paulo, Brasil, que provocou a morte de 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos.
Quando começou o incêndio?
As 08:54h do dia 1° de fevereiro de 1974 o ar condicionado do 12° andar do Edifício Joelma apresentou problemas técnicos e entrou em curto circuito, iniciando o incêndio.
Qual foi a cena mais dramática do incêndio?
O Jornal Nacional mostrou as imagens do incêndio e do trabalho dos bombeiros. A cena mais dramática, documentada pelo cinegrafista Reynaldo Cabrera, cujas imagens também foram ao ar no JH, foi a queda de um homem do último andar do prédio. O cinegrafista, que não registrou o momento do impacto no solo, lembra o episódio: “Ele não se atirou, caiu.