Como posicionar o filme radiográfico?
Índice
- Como posicionar o filme radiográfico?
- Como posicionar RX periapical?
- Como tirar uma radiografia odontológica?
- Como é a técnica interproximal da aleta de mordida?
- Como é feita a radiografia oclusal?
- Quais são os filmes radiográficos odontológicos mais utilizados?
- Por que devem ser reveladas as radiografias?
- Quais são os tipos de radiografias?
- Quais as linhas da face para a Radiologia odontológica?
![Como posicionar o filme radiográfico?](https://i.ytimg.com/vi/OLYz4ilLjGU/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLDmIbRsOz1mc9UQMYEEcdJTpyMYEw)
Como posicionar o filme radiográfico?
Posicionamento do filme radiográfico- O filme radiográfico é posicionado na boca do paciente, com o lado anterior (superfície convexa do picote) voltado para cima (direcionado ao tubo de raios x).
Como posicionar RX periapical?
Resumindo: o sensor (placa de fósforo) é apoiado o mais próximo possível do palato ou assoalho da boca. Os raios-X devem atingir, de forma perpendicular, entre o sensor e o dente. Assim, a imagem terá o mesmo tamanho do objeto radiografado.
Como tirar uma radiografia odontológica?
Para esse exame, é necessário que paciente mantenha na boca uma película radiográfica. Em seguida, o maquinário é posicionado no mesmo ângulo da oclusão do paciente, de forma perpendicular ao objeto tanto na parte superior quanto inferior.
Como é a técnica interproximal da aleta de mordida?
No processo tradicional, a asa de mordida é feita em um receptor com filme radiográfico nas dimensões 3 x 4 cm ou 3,4 x 2,2 cm. É feita numa película normal com aleta de cartolina ou colocada em posicionador interproximal. O filme é posicionado intraoralmente e o paciente faz a contenção ocluindo sobre a aleta.
Como é feita a radiografia oclusal?
Neste exame, a película radiográfica é colocada entre os dentes da maxila superior e os dentes do maxilar inferior. Ou seja, a película é disposta entre os dentes das duas arcadas dentárias (superior e inferior), como se o doente estivesse a “morder” a película.
Quais são os filmes radiográficos odontológicos mais utilizados?
Conheça, neste artigo, os filmes radiográficos odontológicos mais utilizados nos consultórios, saiba escolher a melhor opção e aprenda dicas para manusear e armazenar, garantindo a durabilidade das películas. As radiografias odontológicas mais comuns são as periapicais e as panorâmicas.
Por que devem ser reveladas as radiografias?
As radiografias reveladas devem ser guardadas em lugar bem ventilado. Um filme radiográfico vencido, por exemplo, deixa a imagem repleta de pontos brancos. Já uma película submetida a temperaturas altas na estocagem aparece com manchas escuras na revelação.
Quais são os tipos de radiografias?
As radiografias odontológicas mais comuns são as periapicais e as panorâmicas. O primeiro tipo detecta, com precisão, cáries, lesões periodontais e é fundamental no tratamento de canal.
Quais as linhas da face para a Radiologia odontológica?
Principais linhas da face para a radiologia odontológica ( Fig. 20.8) Linha de Camper - Linha que vai do trago á asa do nariz. Linha trago - comissura labial-Linha que vai do trago á comissura labial do mesmo lado. Linha infra-orbitomeatal-Também denominada linha horizontal alemã, linha antropológica, ou linha de Frankfurt ou linha de Reid.