O que indica a CTC do solo?

O que indica a CTC do solo?
A capacidade de troca de cátions (CTC) de um solo, de uma argila ou do húmus representa a quantidade total de cátions retidos à superfície desses materiais em condição permutável (Ca2+ + Mg2+ + K+ + H+ + Al3+).
O que é a CTC efetiva?
Esta representa a quantidade máxima de cargas negativas que o solo possui e que poderiam permitir a troca por cátions. A CTC a pH 7,0 é portanto um valor calculado a partir dos valores individuais dos cátions.
É possível aumentar a quantidade de cargas negativas da caulinita?
A carga elétrica e o PCZ são dependentes da proporção dos constituintes minerais e orgânicos do solo. Os óxidos de ferro e de alumínio contribuem para o aumento das cargas positivas e do PCZ, enquanto a matéria orgânica e argilominerais silicatados, como a caulinita, aumentam as cargas negativas e reduzem o PCZ.
Como são classificadas as cargas negativas do solo?
As cargas negativas existentes no solo podem ser classificadas em cargas permanentes e cargas dependentes do pH. ... Elas ocorrem em maior quantidade em solos tropicais, solos estes que, em sua maioria, possuem argilas do tipo 1:1 e óxidos de Fe e Al no sistema coloidal.