O que falar na psicanálise?

Índice

O que falar na psicanálise?

O que falar na psicanálise?

O que falar? Regra fundamental da psicanálise: o paciente deve falar o que vier à cabeça, sem pré-julgamentos. ... É preciso que o paciente fale para que a mensagem trazida pelo sintoma possa ser decifrada, assim, o psicanalista não ataca o sintoma, mas sim busca entender suas causas.

Qual a função da fala e da escuta no processo de terapia?

Por meio da fala, é dada ao paciente a oportunidade de se conectar com ideias recalcadas que produzem os sintomas atuais. Assim, ele passa a ter uma nova compreensão desta memória.

O que Freud diz sobre a escuta?

Freud veio nos mostrar que a escuta dos pacientes é imprescindível para o tratamento e que saber ouvi-los é uma verdadeira arte. A noção de escuta encontra-se atrelada ao conceito de inconsciente, na medida em que a associação livre é uma possibilidade para a investigação das próprias formações inconscientes.

O que é a escuta em psicanálise?

A escuta psicanalítica é o primeiro contato clínico entre analista e paciente. É um momento fundamental para o sucesso da terapia analítica. ... Estabelecer o contrato entre analista e paciente: horários, formas de trabalho, formas de pagamento etc. Não precisará necessariamente ser escrito.

Quando se deve procurar um psicanalista?

Quando eu devo procurar um psicanalista?

  1. Transtornos alimentares.
  2. Crise de pânico.
  3. Fobias.
  4. Pensamentos suicida.
  5. Transtorno de ansiedade.
  6. Depressão clínica.
  7. Anorexia nervosa.
  8. Transtorno obsessivo compulsivo.

O que é a escuta psicológica?

A escuta clínica na prática psicológica não se caracteriza como uma escuta comum, mas como um ouvir diferenciado, pois quem escuta e quem fala se abrem à experiência alteritária e produzem novos significados que favorecem novos modos de sentir, pensar e agir (Dourado, Macêdo & Lima, 2016).

O que é escuta profissional?

A escuta ativa é uma técnica que traz eficiência para o diálogo, baseada na compreensão e no cuidado ao ouvir o outro. Consiste não apenas em ouvir, mas compreender e interpretar com atenção as informações recebidas, sejam elas verbais ou não-verbais. Porque o que não foi dito, ou o silêncio, também têm muito a dizer.

O que é atenção flutuante na psicanálise?

A atenção flutuante é uma técnica e coaduna com o método psicanalítico na medida em que do lado do analista se espera uma disponibilidade psíquica para que a escuta acompanhe as associações do analisante naquilo que Freud chamou de “ocorrências”, ou seja, naquelas “[...]

Postagens relacionadas: