Quem tem mais chance de ter cárie?
Índice
- Quem tem mais chance de ter cárie?
- Porque algumas pessoas têm mais cáries?
- Como saber se tenho cárie entre os dentes?
- Tem gente que tem mais facilidade de ter cárie?
- Qual a causa da cárie?
- Por que as cáries não são tratadas?
- Qual o risco de desenvolver cáries?
- Qual a melhor forma de prevenção de cáries?
Quem tem mais chance de ter cárie?
Em um estudo feito com a Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, comprova que a cárie surge a partir da fermentação do açúcar, ou pelo desgaste do dente. Sendo assim, pessoas que consomem alimentos com muito açúcar e que também não higienizam de forma correta os dentes estão mais propensos a cárie.
Porque algumas pessoas têm mais cáries?
“Algumas pessoas realmente desenvolvem cárie mais precocemente e muitas vezes ela pode estar ligada a doenças ou medicações que causam xerostomia (boca seca e pouca saliva)”, diz Katia Regina Izola, professora da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da APDC (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas).
Como saber se tenho cárie entre os dentes?
O principal sintoma de cárie é a dor de dente, no entanto outros sinais e sintomas que podem surgir e serem indicativos de cárie são:
- Dor que piora ao comer ou beber algo doce, frio ou quente;
- Presença de furinhos em um ou mais dentes;
- Manchas marrom ou brancas na superfície do dente;
- Sensibilidade ao tocar num dente;
Tem gente que tem mais facilidade de ter cárie?
Sim há uma predisposição para ter cárie . A saliva é um meio de proteção contra as bactérias . Normalmente pessoas q são mais propensas a tártaros devido à grande produção excessiva de saliva tem menos cáries . Lógico q o fator higiene oral é importantíssimo para evitar cáries e tártaros .
Qual a causa da cárie?
A cárie é causada pela desmineralização do esmalte de um dente, através dos ácidos que as bactérias bucais produzem, elas se utilizam dos nutrientes dos resíduos alimentares que ficam grudados nos dentes.
Por que as cáries não são tratadas?
As cáries normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Se não forem tratadas, um abscesso dentário poderá se desenvolver. As cáries não tratadas também destroem as estruturas internas do dente (polpa) e terminam causando sua perda. Saiba mais: O que é placa bacteriana?
Qual o risco de desenvolver cáries?
Todo mundo que tem dentes possui riscos de desenvolver cáries, eventualmente, mas os seguintes fatores podem aumentar as chances: Deterioração dos dentes ocorre mais frequentemente molares e pré-molares, que ficam localizados na parte de trás da boca. Estes dentes têm muitas ranhuras, sulcos e fissuras que podem coletar partículas de alimento.
Qual a melhor forma de prevenção de cáries?
A higiene oral é a principal forma de prevenção de cáries. Ela consiste em limpeza profissional regular (a cada seis meses, pelo menos), escovar os dentes pelo menos três vezes por dia e utilizar fio dental diariamente. Podem ser feitos raios-X anuais para detectar o possível desenvolvimento de cáries em áreas de alto risco na boca.