Como a pessoa descobre que tem TDAH?
Índice
Como a pessoa descobre que tem TDAH?
O diagnóstico de TDAH é clínico, ou seja, é feito através de uma anamnese aprofundada e por meio de questionários de rastreamento – e não testes psicológicos. No caso dos adultos, é importante que a deficiência identificada tenha estado presente na vida dessa pessoa desde a infância.
Como saber se seu filho tem déficit de atenção?
Principais sintomas de Déficit de Atenção
- dificuldade em ouvir os outros;
- incapacidade de terminar tarefas e concluir projetos;
- ausência de objetivos definidos e de planos para o futuro;
- dificuldade em expressar sentimentos;
- sensação de tédio e apatia;
- desmotivação;
- letargia;
- sentimento de vazio;
O que é bom para TDAH?
As opções incluem:
- Psicoestimulantes, como Metilfenidato (Ritalina), são a primeira escolha para o tratamento;
- Antidepressivos, como Imipramina, Nortriptilina, Atomoxetina, Desipramina ou Bupropiona, por exemplo;
Como foi diagnosticado o TDAH?
Depois de um ano sendo avaliada por uma equipe com profissionais diversos, como neuropediatra, psicólogo, pedagogo e fonoaudiólogo, foi diagnosticado o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Flávia chorou muito. Não queria que a filha fosse medicada.
Será que o TDAH pode ocorrer ou não ao mesmo tempo?
P.M.: Na verdade o TDAH não tem relação direta com nenhum outro problema. É um transtorno neurobiológico, altamente genético e pode ocorrer em qualquer tipo de criança, tanto nas com inteligência normal, como nas com inteligência abaixo do normal e também nas superdotadas. São coisas independentes e que podem ocorrer ou não ao mesmo tempo.
Quais são os sintomas-alvo do TDAH?
A hiperatividade, a impulsividade e o déficit de atenção podem ser considerados como sintomas-alvo do TDAH. Especialistas utilizam os chamados critérios diagnósticos para auxiliar de maneira complementar a confirmação do transtorno na vida da criança.
Por que o diagnóstico do TDAH deve contar com a interdisciplinaridade?
É sempre válido lembrar que o diagnóstico do TDAH deve contar com a interdisciplinaridade Essa diversidade é composta em sua grande maioria por profissionais de saúde e educação. No entanto, os pais exercem um papel de extrema relevância nesse processo.