Quantos dias após a menstruação pode se fazer o exame preventivo?
Quantos dias após a menstruação pode se fazer o exame preventivo?
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano.
O que é preventivo para que serve?
O exame preventivo, também conhecido como exame de Papanicolau, é um exame ginecológico indicado para mulheres sexualmente ativas e que tem como objetivo avaliar o colo do útero, verificando se há sinais que indiquem infecção pelo HPV, que é o vírus responsável pelo câncer de colo de útero, ou por outros microrganismos ...
Como entender o resultado do exame preventivo?
No exame é coletado material celular do colo do útero e regiões ao redor, com o objetivo principal de detectar células anormais precocemente. Por isso o exame é considerado exame de rastreio para câncer de colo de útero. Leia também: Com qual idade a mulher deve fazer o preventivo pela primeira vez? Como entender o resultado do exame preventivo?
Quem deve fazer o preventivo?
Quem deve fazer o preventivo. O exame deve ser iniciado pelo menos três anos após início da vida sexual ativa ou aos 21 anos de idade, o que acontecer primeiro. Ainda que a mulher aos 21 anos seja virgem, esta deve realizar o preventivo. A coleta pode ser interrompida aos 65 anos, se houver exames anteriores repetidamente normais.
Qual o seu resultado de prevenção?
Portanto, se o seu resultado de prevenção indica inflamação e há ausência de infecções sintomáticas locais, não se preocupe, pois este resultado é normal. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto?
Qual a periodicidade do preventivo?
O preventivo faz parte da rotina de prevenção das mulheres com vida sexual ativa. Ele deve ser feito com ou sem a manifestação de sintomas ou alterações aparentes. A periodicidade varia de acordo com idade e os resultados anteriores, mas geralmente é indicado fazer o exame anualmente ou a cada dois anos.