O que é Lalur Lacs?
Índice
- O que é Lalur Lacs?
- Como preencher o Lalur passo a passo?
- Como preencher o Lalur na ECF?
- O que é Lacs no ECF?
- O que é e qual o objetivo do Lalur e do Lacs?
- Qual é a finalidade de se ter o Lalur nas entidades?
- Como preencher a parte B do Lalur?
- Como se calcula o Lalur?
- O que informar na parte A do Lalur?
- Qual a diferença entre o LALUR e o Lacs?
- Qual o período de apuração da ECF?
- Qual o prazo final da entrega da ECF?
- Qual a composição do e-Lacs?

O que é Lalur Lacs?
O e-LALUR significa Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real e o e-LACS é Apuração da Base de Cálculo da CSLL, esses são de natureza eminentemente fiscal que são destinados à apuração extracontábil do Lucro Real que está sujeito à tributação Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), em cada período de apuração.
Como preencher o Lalur passo a passo?
Clique em Cadastros>>LALUR/LACS>>Naturezas dos Ajustes (Parte A), verifique e/ou inclua as contas para ajuste do lucro líquido (Adições, Exclusões e Compensações), nas contas da Parte A do LALUR e LACS, daí, informe o tipo da tabela dinâmica do ECF que será realizado o De/Para das contas cadastradas.
Como preencher o Lalur na ECF?
1° Passo: Acessar o Lalur Lacs
- Para acessá-lo, clique na aba Livros e Relatórios.
- Clique em Lalur Lacs.
- Informe a empresa. ...
- Informe o período de apuração e o tipo de imposto, se 'IR' ou 'CSLL'. ...
- Clique em Processar.
O que é Lacs no ECF?
O livro e-Lacs destina-se a apurar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), mediante os registros de adições e exclusões à base de cálculo da referida contribuição. Sua elaboração é obrigatória para as pessoas jurídicas sujeitas ao Lucro Real.
O que é e qual o objetivo do Lalur e do Lacs?
e-LALUR: se trata de um Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real; e-LACS: se trata da Apuração da Base de Cálculo da CSLL.
Qual é a finalidade de se ter o Lalur nas entidades?
Sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do Imposto de Renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do Imposto de Renda devido e controle de valores que devam influenciar a determinação do Lucro Real de períodos-base futuros e que não constem da ...
Como preencher a parte B do Lalur?
A parte B do Lalur deve ser preenchida apenas no último mês do ano. PARTE "B" - incluem-se os valores que afetarão o Lucro Real de períodos-base futuros, como, por exemplo: Prejuízos a Compensar, Depreciação Acelerada Incentivada, Lucro Inflacionário Acumulado até 31.12.1995, etc.
Como se calcula o Lalur?
O LALUR é dividido em 2 partes: PARTE "A" - é a parte onde irão discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas indedutíveis, valores excluídos, e a respectiva Demonstração do Lucro Real.
O que informar na parte A do Lalur?
O LALUR é dividido em 2 partes: PARTE "A" - é a parte onde irão discriminados os ajustes, por data, ao Lucro Real, como: despesas indedutíveis, valores excluídos, e a respectiva Demonstração do Lucro Real.
Qual a diferença entre o LALUR e o Lacs?
De forma mais simples, o LALUR (Livro de Apuração do Lucro Real) e o LACS (Livro de Apuração da Base de Cálculo da CSLL), foram criados para garantir a separação entre a escrita comercial (contábil) e a fiscal.
Qual o período de apuração da ECF?
Na ECF, o período de apuração é indicado através do Registro 0010 (Parâmetros de Tributação). No caso de Lucro Real Anual, o contribuinte deve informar ainda se o cálculo será por estimativa mensal ou por meio de balanço ou balancete de suspensão/redução.
Qual o prazo final da entrega da ECF?
O prazo final da entrega da ECF está se aproximando! E uma dúvida em relação a essa obrigação é sobre como registrar o Prejuízo Fiscal e a Base de cálculo negativa da CSLL do período no PGE.
Qual a composição do e-Lacs?
Qual a composição do e-LALUR e do e-LACS? Parte B: destinada exclusivamente ao controle dos valores que não constem da escrituração comercial, mas que devam influenciar a determinação do Lucro Real de períodos futuros, como, prejuízos a compensar, depreciação acelerada incentivada, etc.