Como fazer uma due?

Índice

Como fazer uma due?

Como fazer uma due?

Du-e Passo a Passo: Como elaborar

  1. Exportador deve estar habilitado a operar no Comércio Exterior.
  2. Despachante Aduaneiro deve estar no Cadastro de Intervenientes.
  3. Emitir a Nota Fiscal de Exportação (NF-E)
  4. Emitir a Fatura Comercial de Exportação.
  5. Acessar o Portal Siscomex com Certificado Digital.

Como fazer due exportação?

O exportador deve estar devidamente habilitado junto ao Siscomex, com exceção dos casos listados no art. 10 da Instrução Normativa RFB nº 1.603, de 2015. Usuário: a pessoa física que, mediante uso de seu próprio certificado digital, se autenticará no ambiente de operações do Portal Único Siscomex e operará o sistema.

Como é uma due?

A Declaração Única de Exportação (DU-E) instituída pela Portaria Conjunta RFB/SECEX nº 349, de 21 de março de 2017 consiste em um documento eletrônico que define o enquadramento da operação de exportação e subsidia o despacho aduaneiro de exportação.

O que é necessário para realizar operações no portal Siscomex?

Nele o usuário pode acessar diversas informações, serviços e estatísticas do comércio exterior, assim como acessar todos os sistemas de comex do governo. Para acessá-lo é necessário realizar a Habilitação Siscomex, junto à RFB (Receita Federal do Brasil) e possuir Certificado Digital.

Como funciona a elaboração da Du-e?

Sistema de Elaboração de DU-E A DU-E é elaborada através da Nota Fiscal de Exportação, fazendo que os principais dados da NF sejam migrados para a DU-E de forma automática.

Como fazer a declaração simplificada de exportação?

A DSE poderá ser elaborada por servidor da RFB lotado na unidade onde será processado o despacho aduaneiro, quando se tratar de exportação eventual realizada por pessoa física. A elaboração da DSE pelo exportador é efetuada por meio da transação DSE11 -> ELABORA DSE (árvore de acesso: DSE => DSE1 => DSE11).

Como consultar Du-e?

A consulta pode ser realizada através do Menu Declaração Única de Exportação / Consultar DU-E no Portal Siscomex. Informe os parâmetros de pesquisa, depois clique no botão “consultar”.

Quais ações podem ser realizadas diretamente no Siscomex?

Conheça os cinco principais benefícios do Portal Siscomex ao comércio exterior que impactam diretamente o trabalho do despachante aduaneiro:

  1. Redução da burocracia. ...
  2. Criação de banco de dados. ...
  3. Digitalização de documentos. ...
  4. Controle de operações ilícitas. ...
  5. Acompanhamento das operações.

Postagens relacionadas: