Qual a diferença entre uma cetose é uma Aldose?
Índice
- Qual a diferença entre uma cetose é uma Aldose?
- Qual a principal diferença entre a glicose e a frutose?
- Como são chamados os carboidratos que possuem a mesma fórmula química e estruturas diferentes?
- O que significa a palavra Aldose?
- Qual é a diferença entre glicose e sacarose?
- Que tipo de isomeria existe entre glicose e frutose?
- Quais os efeitos colaterais da dieta da galactose?
- Quais são os usos da galactose?
- Como ocorre a absorção de galactose no fígado?
- Quais são os carboidratos da galactose?

Qual a diferença entre uma cetose é uma Aldose?
Monossacarídeos são as estruturas mais simples dos carboidratos e tem a estrutura de um aldeído ou cetona que apresenta pelo menos dois grupos hidróxi, os açúcares que possuem carbonila de aldeído são chamados de aldoses, e os que tem função cetona são chamados de cetoses.
Qual a principal diferença entre a glicose e a frutose?
Glicose e galactose são estereoisômeros (têm átomos ligados na mesma ordem, mas organizados de forma diferente no espaço). Eles diferem em sua estereoquímica em carbono 4. Frutose é um isômero estrutural da glicose e galactose (tem os mesmos átomos, mas eles são ligados em uma ordem diferente).
Como são chamados os carboidratos que possuem a mesma fórmula química e estruturas diferentes?
A glicose, frutose e galactose possuem a mesma fórmula química, sendo, portanto, isômeros e se apresentam em estrutura cíclica (sua estrutura linear é utilizada mais para fins didáticos em bioquímica).
O que significa a palavra Aldose?
Significado de Aldose substantivo feminino Composto hidrocarbonado que tem função de aldeído.
Qual é a diferença entre glicose e sacarose?
A glicose e a frutose são carboidratos ou glicídios, classificados como oses, pois não sofrem hidrólise. Já a sacarose é um osídio, pois pode sofrer hidrólise. Ela é um dissacarídeo, pois, ao reagir com a água, forma duas moléculas de oses, que são exatamente a glicose e a frutose.
Que tipo de isomeria existe entre glicose e frutose?
A glicose e a frutose são compostos isômeros. ... A isomeria óptica denomina como dextrogiro (D) o isômero que desvia a luz polarizada para a direita; e como levogiro (L), o isômero que desvia a luz polarizada para o plano da esquerda.
Quais os efeitos colaterais da dieta da galactose?
No entanto, pode haver alguns efeitos colaterais, a exemplo de deficiência de aprendizagem, distúrbios da fala e disfunções ovarianas. Já que a galactose é naturalmente convertida em glicose, a supressão dessa substância da dieta não deve causar problemas maiores – apesar de a galactose fazer parte da composição de várias estruturas celulares.
Quais são os usos da galactose?
Seus usos não se limitam a alimentos comerciais que devem ser doces, uma vez que o produto também pode ser usado para temperar o sabor criado por ingredientes ácidos ou excessivamente azedos. Como a galactose é uma substância natural, o composto é encontrado em vários produtos alimentícios e também pode ser fabricado dentro do corpo.
Como ocorre a absorção de galactose no fígado?
A galactose absorvida é rapidamente convertida em glicose (ou glicogénio) e estes processos ocorrem maioritariamente no fígado; as concentrações plasmáticas de galactose após ingestão de grandes quantidades de galactose ou em jejum são semelhantes às apontadas acima para o caso da frutose [6, 7].
Quais são os carboidratos da galactose?
Geralmente é encontrado na natureza combinado com outros açúcares, como, por exemplo, na lactose (açúcar do leite). A galactose também é encontrada em carboidratos complexos e em lipídios contendo carboidratos chamados glicolipídios, que ocorrem no cérebro e em outros tecidos nervosos da maioria dos animais.