Como preencher um livro de Inventário?

Índice

Como preencher um livro de Inventário?

Como preencher um livro de Inventário?

No final do inventário deverá ser informado o resumo de cada grupo e o total geral do estoque escriturado. A escrituração deverá ser efetivada dentro de 60 dias, contados da data do balanço. Para as empresas que não mantêm escrita contábil regular, o inventário deverá ser levantado no último dia do ano civil.

O que deve ser registrado no livro de Inventário?

No LIVRO DE REGISTRO DE INVENTÁRIO deverão ser arrolados, pelos seus valores e com especificações que facilitem sua perfeita identificação, as mercadorias, os produtos manufaturados, as matérias-primas, os produtos em fabricação e os bens em almoxarifado existentes na data do Balanço Patrimonial (BP) levantado ao fim ...

Para que serve o livro de registro de Inventário?

O livro Registro de Inventário destina-se escriturar, mercadorias, matérias-primas, produtos intermediários, materiais de embalagem, produtos manufaturados e produtos em fabricação, existentes no estabelecimento à época do balanço, pelos seus valores e com especificações que permitam sua perfeita identificação, o prazo ...

Como registrar os dados do Inventário?

O livro Registro de Inventário deverá conter os Termos de Abertura e Encerramento, e indicar o nome empresarial, o fim a que se destinou o instrumento escriturado (no caso, livro Registro de Inventário), o número de ordem do livro e a quantidade de folhas escrituradas.

O que é Lalur e para que serve?

O LALUR - Livro de Apuração do Lucro Real, é um livro fiscal, sendo obrigatório somente para as empresas tributadas pelo Imposto de Renda na modalidade Lucro Real, conforme previsão contida no Regulamento do Imposto de Renda.

Qual o regulamento que torna obrigatório o livro de registro de Inventário?

As pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real estão obrigadas a escriturar no livro Registro de Inventário os estoques existentes ao final de cada trimestre de apuração do lucro real (31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro), no caso de apuração trimestral.

Quais registros devem constar no Inventário?

No Relatório de Inventário deve-se categorizar os bens como segue:

  • mercadorias adquiridas para revenda;
  • matérias-primas (material que será transformado em produto)
  • produtos intermediários;
  • subproduto da produção;
  • material de embalagem;
  • produtos em processo de fabricação;
  • produtos acabados;

O que é Inventário fiscal?

Muitas vezes inventário pode ser entendido, simplesmente como o processo de contagem do estoque, porém além inventariar os produtos para controle de estoque, existe também uma obrigação fiscal, que se chama inventário fiscal de produtos, e deve ser entregue ao fisco no mínimo uma vez por ano.

Quem é obrigado a enviar o inventário?

As empresas que possuem estoque e que finalizam seu balanço até 31 de dezembro, precisam necessariamente entregar seu inventário até o segundo mês consecutivo, ou seja, na escrituração de Fevereiro que deve ser entregue em Março.

Postagens relacionadas: